O novo Mini Countryman elétrico foi oficialmente revelado como o primeiro veículo da marca produzido na Alemanha, bem como o maior modelo da renovada linha renovada da montadora britânica.
Medindo 4.433 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.656 mm de altura, a nova geração do Mini Countryman fará sua estreia pública ao lado do novo Mini Cooper elétrico no IAA Munich deste ano, que acontece a partir de 5 de setembro.
O SUV elétrico de terceira geração é 130 mm mais longo e 60 mm mais alto do que seu antecessor, e estará disponível em dois níveis de potência: Countryman E, que tem um alcance WLTP de 462 quilômetros e é motivado por um motor elétrico dianteiro que faz 204 cv (150 kW) e 250 Nm de torque, e Countryman SE ALL4.
A versão mais potente oferece um alcance WLTP de 433 km e vem com uma configuração de tração integral de motor duplo que é boa para um combinado de 308 cv e 494 Nm de torque.
Em termos de bateria, o comunicado oficial não menciona a capacidade de nenhuma das versões, mas teasers anteriores mencionaram um pacote de 54 kWh para o Countryman E e um pacote de 64 kWh para o Countryman SE ALL4. No entanto, as taxas de carregamento são mencionadas no documento, com ambas as variantes aceitando até 22 kW de potência AC e até 130 kW em um carregador rápido DC.
O veículo de entrada pode acelerar de 0 a 100 km/h por hora em 8,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 170 quilômetros por hora, enquanto o modelo mais potente pode acelerar em 5,6 segundos e atingir 180 km/h.
Em comparação com seus equivalentes menores Mini Cooper, que só podem aceitar até 11 kW de potência AC e um máximo de 95 kW quando conectado a um carregador rápido DC no caso do Cooper SE, o Countryman elétrico se sai melhor.
Na frente, o crossover de nova geração apresenta uma nova grade octogonal que integra um pequeno sensor de radar usado para os sistemas de assistência à condução de nível 2 do veículo, bem como luzes diurnas de LED configuráveis que oferecem até três assinaturas de iluminação, semelhante ao novo Mini Cooper.
Uma coluna C redesenhada que tem formas distintas com base no nível de acabamento escolhido domina o perfil lateral, seguido de perto pelas rodas de até 20", enquanto a traseira incorpora lanternas embutidas.
Assim como o novo Mini Cooper, o Countryman 2024 vem com um painel curvo coberto de superfícies têxteis em alguns níveis de acabamento e uma tela central OLED redonda de 9,44" que possui o Sistema Operacional 9 da empresa e exibe tudo, desde a velocidade até informações de navegação e estado da bateria.
Com capacidade para cinco pessoas, o crossover elétrico pode ser especificado com um teto panorâmico de vidro dividido, enquanto a fileira traseira de bancos pode ser ajustada para aumentar o espaço para as pernas dos passageiros traseiros ou aumentar o espaço para bagagem no porta-malas.
A Mini diz que, com o encosto traseiro em sua posição normal, o volume de carga do porta-malas é de 460 litros, número que pode ser aumentado para 1.450 litros rebatendo os bancos traseiros.
Quatro versões de acabamento serão oferecidas para o novo Countryman totalmente elétrico, idênticas ao que o Mini Cooper tem: Essential, Classic, Favorito e JCW.
A produção da terceira geração do Mini Countryman começará na fábrica do BMW Group em Leipzig, na Alemanha, ainda este ano, mais ou menos ao mesmo tempo que o Mini Cooper EV fabricado na China. Os dois modelos se juntarão ao crossover Aceman, que estreará em abril de 2024.
Fonte: Mini
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mini Cooper SE elétrico: versão top chega ao Brasil por R$ 259.990
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Mini John Cooper Works Electric mantém tradição sem combustão
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Mini Cooper JCW E: hot elétrico de 259 cv aparece em primeiras imagens