A segunda geração do Mini Cooper elétrico faz sua estreia no Salão do Automóvel de Munique com um visual diferente (mas ainda fiel à tradição) e "dobrando" os motores e a capacidade da bateria.
Agora, o MINI movido a bateria - programado para ser comercializado em 2024 - tem 218 cv de potência e pode percorrer até 402 km com uma carga.
Estilo icônico
Apesar de ser totalmente novo, de cima a baixo, o MINI Cooper elétrico mantém o estilo icônico que sempre foi a marca registrada do modelo britânico de três portas. Na dianteira, portanto, há espaço para as sempre presentes luzes circulares de LED, bem como uma nova grade octogonal embelezada com uma inserção Vibrant Silver no lugar do cromado clássico.
O capô tem ranhuras específicas que o tornam mais musculoso, enquanto os arcos das rodas mais largos dão ao MINI uma presença mais forte. Na traseira, encontramos um novo design para as lanternas, que - como os faróis - dão as boas-vindas ao motorista com uma animação especial ao abrir ou fechar o carro.
Há quatro níveis de acabamento disponíveis: Essential, Classic, Favoured e John Cooper Works. O último é, sem dúvida, o mais diferenciado, com visual esportivo, logotipo específico em preto brilhante e um capô exclusivo.
Interior reinventado
No interior, também, o MINI mantém um vínculo com a tradição, começando com o painel de instrumentos circular no centro do painel de instrumentos. A nova MINI Interaction Unit consiste em uma tela de LED de 9,44" equipada com o sistema operacional MINI OS 9, que permite gerenciar praticamente todas as funções do carro, do conforto aos sistemas de assistência ao motorista.
Há também o emparelhamento com o primeiro assistente de voz da MINI, o MINI Intelligent Personal Assistant, que pode ser ativado dizendo "Hey MINI!".
Para o resto, há o head-up display e novos assentos feitos de poliéster reciclado disponíveis em várias cores, enquanto o JCW adota assentos esportivos especialmente projetados. A capacidade do porta-malas varia de 200 a 800 litros quando a segunda fileira é rebatida no modo 60:40.
Os MINI Experience Modes estão confirmados. Há três no Cooper elétrico - Core, Green e Go-Kart - cada um com seus próprios gráficos e mapeamento dos vários componentes mecânicos do carro.
Galeria: Mini Cooper Electric (2024)
Dois motores e duas baterias
O MINI elétrico está disponível em duas versões, Cooper E e Cooper SE. A primeira usa um motor com 184 cv (135 kW) e 290 Nm (0-100 km/h em 7,3 segundos), enquanto a segunda tem 218 cv (160 kW) e 330 Nm (arrancada de 6,7 segundos).
A autonomia fica entre 305 km para o Cooper E com uma bateria de 40,7 kWh e 402 km para o Cooper SE, que usa uma bateria de 54,2 kWh - o modelo atual tem alcance de 234 km WLTP.
A recarga é de até 11 kW AC e 95 kW DC (75 kW para o Cooper E), com a possibilidade de recuperar de 10 a 80% do estado de carga em cerca de 30 minutos.