O novo Renault Scenic E-Tech Electric foi revelado de forma oficial. Em sua quinta geração, o Scenic renasce como um SUV elétrico e terceiro modelo baseado na plataforma CMF-EV, que também sustenta o novo Renault Megane E-Tech e o Nissan Ariya.
Mas quem pensou que os motores e baterias seriam idênticos vai se surpreender. Acima de tudo, o novo carro elétrico da Renault oferece uma autonomia máxima surpreendentemente alta.
Medindo 4.470 mm de comprimento, 1.864 mm de largura e 1.571 mm de altura, o novíssimo Renault Scenic tem capacidade de porta-malas de 545 litros e pesa 1.842 kg no caso da versão de 87 kWh.
A versão de entrada Standard vem com um motor elétrico dianteiro que produz 125 kW (170 cv) e 280 Nm de torque e é alimentado por uma bateria de 60 kWh que pode oferecer mais de 420 quilômetros de autonomia (no ciclo WLTP).
O carregamento rápido DC pode ser feito em até 130 kW, a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 150 quilômetros por hora para este acabamento.
Já o topo de linha Scenic E-Tech conta com um motor mais potente que produz 160 kW (220 cv) e 300 Nm de torque, tudo isso enquanto recebe elétrons de um pacote maior de 87 kWh que permite um alcance estimado de mais de 620 km no ciclo WLTP.
![Renault Scenic E-Tech Electric](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Nessa versão, o carregamento rápido DC é possível em até 150 kW, a arrancada de 0 a 100 km/h leva 8,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 170 km/h. Dito isto, ambas as variantes podem ser carregadas com potência AC até 22 kW.
O interessante é que ambas as baterias são compostas por módulos individuais que podem ser facilmente trocados e reparados individualmente, afirma a Renault. Além disso, a montadora francesa afirma que não há terras raras na eletrônica, bateria e motor do novo Scenic, assim como o Zoe e o Megane E-Tech já lançado.
Olhando pelo lado do compromisso ambiental, o Scenic de quinta geração tem bons atributos, integrando até 80% de material reciclado para a estrutura do painel, 26% de materiais reciclados para o cockpit, tapetes feitos de 97% de garrafas plásticas recicladas, revestimento principal feito de 99,5% de garrafas de plástico recicladas e zero utilização de couro.
![Renault Scenic E-Tech Electric](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O teto panorâmico de vidro Solarbay também é feito de 50% de resíduos, enquanto 37% de todos os componentes baseados em ferro do veículo elétrico são feitos de materiais reciclados. O capô e as portas têm até 40% de alumínio reciclado, com a Renault empregando um sistema de circuito fechado onde os resíduos são separados, compactados e enviados de volta ao fornecedor, criando um círculo na linha de produção.
Por dentro, o novo Scenic E-Tech Electric acomoda cinco pessoas e possui um piso completamente plano, além de até 38,7 litros de espaço de armazenamento espalhados por toda a cabine. O apoio de braço traseiro tem 3,6 litros de armazenamento e inclui suportes dobráveis para smartphones ou tablets, dois porta-bebidas e duas tomadas USB-C.
Galeria: Renault Scenic E-Tech Electric
Na frente, o chamado cockpit digital OpenR Link é composto por duas telas: uma tela TFT horizontal de 12,3 polegadas atrás do volante e uma tela sensível ao toque vertical de 12 polegadas no meio do console que exibe conteúdo para mais de 50 aplicativos, incluindo o Google Maps. Também é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com conexões com e sem fio.
Em termos de segurança, o novo carro elétrico familiar da Renault vem com mais de 30 sistemas de assistência ao motorista e recursos de segurança, incluindo controle de cruzeiro adaptativo sensível ao contexto, Stop & Go e centralização de faixa.
Programado para ser produzido na fábrica Douai ElectricCity da Renault, o novo Scenic E-Tech chegará às concessionárias da Europa no início do próximo ano com duas opções de motores, ambos alimentados por baterias LG de níquel-manganês-cobalto (NMC).