O novo Renault Scenic E-Tech Electric foi revelado de forma oficial. Em sua quinta geração, o Scenic renasce como um SUV elétrico e terceiro modelo baseado na plataforma CMF-EV, que também sustenta o novo Renault Megane E-Tech e o Nissan Ariya.
Mas quem pensou que os motores e baterias seriam idênticos vai se surpreender. Acima de tudo, o novo carro elétrico da Renault oferece uma autonomia máxima surpreendentemente alta.
Medindo 4.470 mm de comprimento, 1.864 mm de largura e 1.571 mm de altura, o novíssimo Renault Scenic tem capacidade de porta-malas de 545 litros e pesa 1.842 kg no caso da versão de 87 kWh.
A versão de entrada Standard vem com um motor elétrico dianteiro que produz 125 kW (170 cv) e 280 Nm de torque e é alimentado por uma bateria de 60 kWh que pode oferecer mais de 420 quilômetros de autonomia (no ciclo WLTP).
O carregamento rápido DC pode ser feito em até 130 kW, a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 150 quilômetros por hora para este acabamento.
Já o topo de linha Scenic E-Tech conta com um motor mais potente que produz 160 kW (220 cv) e 300 Nm de torque, tudo isso enquanto recebe elétrons de um pacote maior de 87 kWh que permite um alcance estimado de mais de 620 km no ciclo WLTP.
Nessa versão, o carregamento rápido DC é possível em até 150 kW, a arrancada de 0 a 100 km/h leva 8,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 170 km/h. Dito isto, ambas as variantes podem ser carregadas com potência AC até 22 kW.
O interessante é que ambas as baterias são compostas por módulos individuais que podem ser facilmente trocados e reparados individualmente, afirma a Renault. Além disso, a montadora francesa afirma que não há terras raras na eletrônica, bateria e motor do novo Scenic, assim como o Zoe e o Megane E-Tech já lançado.
Olhando pelo lado do compromisso ambiental, o Scenic de quinta geração tem bons atributos, integrando até 80% de material reciclado para a estrutura do painel, 26% de materiais reciclados para o cockpit, tapetes feitos de 97% de garrafas plásticas recicladas, revestimento principal feito de 99,5% de garrafas de plástico recicladas e zero utilização de couro.
O teto panorâmico de vidro Solarbay também é feito de 50% de resíduos, enquanto 37% de todos os componentes baseados em ferro do veículo elétrico são feitos de materiais reciclados. O capô e as portas têm até 40% de alumínio reciclado, com a Renault empregando um sistema de circuito fechado onde os resíduos são separados, compactados e enviados de volta ao fornecedor, criando um círculo na linha de produção.
Por dentro, o novo Scenic E-Tech Electric acomoda cinco pessoas e possui um piso completamente plano, além de até 38,7 litros de espaço de armazenamento espalhados por toda a cabine. O apoio de braço traseiro tem 3,6 litros de armazenamento e inclui suportes dobráveis para smartphones ou tablets, dois porta-bebidas e duas tomadas USB-C.
Galeria: Renault Scenic E-Tech Electric
Na frente, o chamado cockpit digital OpenR Link é composto por duas telas: uma tela TFT horizontal de 12,3 polegadas atrás do volante e uma tela sensível ao toque vertical de 12 polegadas no meio do console que exibe conteúdo para mais de 50 aplicativos, incluindo o Google Maps. Também é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com conexões com e sem fio.
Em termos de segurança, o novo carro elétrico familiar da Renault vem com mais de 30 sistemas de assistência ao motorista e recursos de segurança, incluindo controle de cruzeiro adaptativo sensível ao contexto, Stop & Go e centralização de faixa.
Programado para ser produzido na fábrica Douai ElectricCity da Renault, o novo Scenic E-Tech chegará às concessionárias da Europa no início do próximo ano com duas opções de motores, ambos alimentados por baterias LG de níquel-manganês-cobalto (NMC).