A Audi revelou o interior do novo Audi Q6 e-tron 2025 durante o Salão de Munique, depois de ter apresentado o design externo do modelo em julho, durante o evento de lançamento do protótipo.
O Q6 e-tron é um veículo elétrico muito importante para a Audi por pelo menos dois motivos. Em primeiro lugar, seu porte é semelhante ao do popular Q5, situando-se entre o Q4 e-tron e o Q8 e-tron na linha de veículos elétricos da Audi, o que é um bom pré-requisito para o sucesso.
Em segundo lugar, é o primeiro modelo da marca baseado na Plataforma Elétrica Premium (PPE) desenvolvida em conjunto com a Porsche e a nova arquitetura eletrônica E3.
Ao ver as primeiras fotos do interior do Q6 e-tron e conhecer a tecnologia embarcada, temos certeza de que a cabine é o terceiro motivo pelo qual esse modelo será uma grande aposta para a Audi.
A Audi diz que o interior está mais adaptado do que nunca às necessidades do usuário e foi reimaginado com isso em mente. As arquiteturas PPE e E3 servem de base para repensar o design e a gama de funções do interior, com tecnologia, estética e sustentabilidade "em perfeito equilíbrio" no Audi Q6 e-tron.
Começando pelo design, o interior apresenta um layout tridimensional de alto contraste que deliberadamente coloca elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial 3D que funde estética e ergonomia.
A cabine é dominada pelo que a Audi chama de "palco digital", que inclui a tela panorâmica independente do Audi MMI e a tela do passageiro dianteiro do MMI. O primeiro apresenta um design curvo e tecnologia OLED e consiste no Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e na tela sensível ao toque MMI de 14,5 polegadas.
O passageiro da frente também recebe uma tela de 10,9 polegadas que se encaixa perfeitamente no design do painel. Graças a um modo de privacidade ativo com tecnologia de obturador, o passageiro pode assistir a filmes sem ser perturbado, sem distrair o motorista, ou pode auxiliar o motorista, por exemplo, com a navegação.
A Audi também oferece um head-up display (HUD) de realidade aumentada (AR) opcional para o Q6 e-tron, que reflete um plano de imagem grande e inclinado no para-brisa para o motorista, mostrando informações relevantes, como velocidade, sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação.
A festa tecnológica continua com a luz de interação (IAL), que envolve o interior e o cockpit em uma faixa curva de LED que executa três funções principais: status do veículo, segurança (visualiza os sinais de mudança de direção dinâmicos) e status de carregamento.
A nova plataforma eletrônica E3 também permite que o Q6 e-tron ofereça um interior digital totalmente conectado, com várias funções interligadas de forma inteligente. Por exemplo, os usuários podem controlar muitas funções do veículo usando o assistente de voz de autoaprendizagem da Audi, representado pela primeira vez por um avatar no painel de instrumentos e no head-up display de realidade aumentada.
Ativado com a frase "Hey Audi", o assistente digital aprende continuamente com o comportamento do usuário para oferecer a ele o melhor suporte possível, oferecendo sugestões proativas, rotinas inteligentes e listas inteligentes.
Ao mesmo tempo, o SUV elétrico apresenta uma nova plataforma de informação e entretenimento baseada no Android Automotive e desenvolvida com a empresa de software Cariad, do Grupo Volkswagen.
A praticidade do Q6 e-tron também se beneficia da plataforma PPE, com o SUV elétrico oferecendo um interior espaçoso com muitos espaços de armazenamento e bandejas diferentes.
Por exemplo, o console central apresenta dois suportes para copos, uma bandeja de carregamento de celular e duas portas de carregamento de smartphone. O veículo também oferece espaço adicional para as pernas, já que não há túnel central, e o assento central traseiro é descrito como "muito confortável".
O porta-malas oferece 518 litros de espaço de armazenamento e, quando os bancos traseiros são rebatidos, esse espaço aumenta para 1.529 litros. Por falar nos bancos traseiros, eles são rebatidos individualmente em uma divisão de 40:20:40. O porta-malas acrescenta 65 litros de espaço de armazenamento, o suficiente para guardar um cabo de carregamento de celular e bolsas de viagem menores.
A Audi é conhecida pela qualidade de seus interiores e o Q6 e-tron não deve ser exceção. A montadora diz que os materiais usados foram selecionados tendo em mente a funcionalidade e a sustentabilidade, com materiais reciclados, incluindo microfibra Dinamica, tecido Elastic Melange e Econyl.
Dependendo do equipamento, a cabine também apresenta materiais clássicos para um carro de luxo, como couro Nappa fino com costura de diamante, acabamento em madeira de sweetgum e bétula e alumínio escovado. A Audi espera revelar completamente o Q6 E-Tron em algum momento de 2024 e colocá-lo à venda no final do mesmo ano como modelo 2025.
Fonte: Audi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi Q6 e-tron já está em pré-venda no Brasil por R$ 529.990
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Já dirigimos: Audi Q6 e-tron, o SUV elétrico que estreia a nova plataforma