A Audi está feliz com o resultado da eletrificação de sua linha, inclusive no Brasil. Em 2022, emplacou 475 unidades de modelos 100% elétricos no país e mais 437 híbridos plug-in, sendo que o Q5 PHEV já cresceu neste ano. Para celebrar, a marca confirma que o Q6 e-tron será lançado no Brasil, mas sem uma data exata ainda, dependendo da demanda no exterior.
O Audi Q6 e-tron ainda não foi apresentado por completo nem mesmo no exterior. É um SUV que ficará acima do Q4 e-tron e usará a plataforma PPE, uma nova base dedicada aos modelos elétricos da Audi e Porsche, que também será a mesma base do novo Macan EV. Ambos seguem em testes e devem ser mostrados ainda este ano ou 2024.
A chegada ao Brasil, por isso, pode acontecer até em 2025, se a sua demanda for muito alta no exterior. Mesmo assim, a marca confirma que ele será uma das opções nos próximos anos entre os modelos 100% elétricos. Com essa nova plataforma PPE, terá uma capacidade de recarga de 5 a 80% em cerca de 10 minutos em carregadores rápidos. Esta base é superior a MEB, usada em modelos menores e menos refinados, como o próprio Q4 e-tron.
Antes do Q6 e-tron, é esperado que a Audi lance o Q4 e-tron e a reestilização do e-tron, agora chamado de Q8 e-tron. Ambos estão nos planos da marca no Brasil, mas dependem da demanda no exterior, principalmente do SUV menor, que tem uma grande fila de espera. Apesar da crise dos componentes ter melhorado, ainda existem algumas limitações principalmente em modelos que usam mais tecnologias. De qualquer forma, provavelmente apareçam antes do Q6 e-tron.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris