A marca chinesa Avatr apresentou seu segundo carro elétrico aproveitando o Salão de Munique. O cupê-SUV Avatr 11, lançado na China em 2022, agora é seguido pelo sedã Avatr 12 de cinco metros (ou "Gran Coupe", como a marca o chama).
No nome do modelo "12", os dois dígitos não devem ser lidos como um único número, mas separadamente, ou seja, 1-2, enquanto o nome da marca em si é pronunciado "Avatar". Veja os detalhes.
A marca é propriedade de uma joint venture entre a montadora Changan, a especialista em baterias CATL e a gigante dos eletrônicos Huawei, que aparentemente não está envolvida financeiramente, mas apenas fornece os motores elétricos e o software. As baterias vêm da CATL, enquanto a Changan fica responsável pela engenharia e a construção do carro.
O Avatr 12 foi projetado no Global Design Centre da marca em Munique e leva a assinatura do designer-chefe alemão-iraniano Nader Faghihzadeh, que trabalhou anteriormente para a BMW.
Com um comprimento de 5,02 metros, o Avatr 12 é baseado na plataforma CHN. Sua aparência lembra o Nio ET7 ou o Zeekr 001, com formas elegantes e curvilíneas e faróis dianteiros e lanternas muito estreitos.
As portas abrem eletricamente por meio de botões, e não há vidro traseiro: em seu lugar há câmeras para deixar as linhas ainda mais limpas.
Os sistemas de assistência usam 29 sensores, incluindo três Lidar. O carro também tem um "Halo Display", uma superfície preta entre o capô e o para-brisa que é usada para se comunicar com as pessoas fora do carro.
Dependendo da versão, o Avatr é movido por um único motor elétrico de 313 cv montado no eixo traseiro ou por dois motores elétricos para um total de 578 cv. Em ambos os casos, há uma bateria de 95 kWh (fornecida pela CATL, é claro) que permite percorrer até 700 km no ciclo CLTC chinês. A velocidade máxima é limitada a 200 km/h e a arquitetura é de 800 Volts, embora os tempos de recarga não tenham sido especificados.
O carro foi apresentado no Studio Balan, ao norte de Munique, e está em exibição na Königsplatz, em Munique, de 5 a 10 de setembro.
De 2024 em diante, a marca tentará "entrar nos principais mercados internacionais". Ainda não foi anunciado em detalhes em quais países europeus o Avatr 12 será vendido.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv