Entre os muitos carros elétricos chineses que estão se preparando para desembarcar na Europa está o Jiayuan Komi, um carro urbano ultracompacto de 3 metros que pode levar até quatro ocupantes.
Produzido na China, ele está sendo mostrado oficialmente no Salão de Munique (IAA 2023) porque quer conquistar um lugar ao sol nos principais mercados europeus. A estreia está marcada para outubro, com preços reduzidos ao mínimo. De fato, eles começam em 10.000 euros, o que é um valor bastante baixo, mesmo para os europeus.
Ao contrário do Citroën Ami, do Fiat Topolino ou do XEV YoYo, essa chinesinho de duas portas é um carro de verdade e atinge a velocidade de 100 km/h. Com 3 metros de comprimento, 1,52 metros de largura e 1,56 metros de altura, ele tem uma distância entre eixos de cerca de 2 metros e afirma ter um layout de suspensão que é nada menos que refinado, com um esquema MacPherson na frente e um multilink na traseira.
Naturalmente 100% elétrico, ele está disponível com dois tamanhos de bateria. Você pode escolher a bateria de 17 kWh, que garante 160 km de autonomia (NEDC), ou a bateria de 35 kWh, que chega a 320 km. Ambas alimentam um motor com 46 cv de potência e 11,2 kgfm de torque. O Jiayuan Komi recarrega em cerca de sete horas, mas não informa a potência máxima de recarga em AC ou DC.
Uma olhada no folheto revela que o Jiayuan Komi é equipado com bomba de calor, controle de cruzeiro, câmera auxiliar, sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 7 polegadas, função de estacionamento automático e sistema de entrada e abertura de portas sem chave. E muito mais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv