Microcarro elétrico com elementos de van, o Mia se prepara para voltar ao mercado com estreia programada para 2023. O carrinho urbano chegou a ser produzido de 2010 a 2014, mas o fabricante Mia Electric faliu. Agora, a empresa Fox e-Mobility, sediada em Munique, ensaia um novo começo com o chamado Mia 2.0.

O Mia 1.0 foi desenvolvido em 2007 pelo fabricante francês de carrocerias Heuliez, com desenho do conhecido designer Murat Günak. Ele criou um pequeno carro com duas portas de correr laterais, um motorista sentado no centro e um banco na parte de trás. A versão padrão, que tinha apenas 2,87 metros, oferecia espaço para três pessoas. Havia também uma versão longa de 3,19 metros de comprimento que tinha um banco de três lugares na parte de trás e, portanto, quatro lugares. Também havia o projeto de uma versão comercial.

Galeria: Mia 2.0 - projeção

Após a falência, a Fox Automotive Switzerland adquiriu os direitos, que foram adquiridos pela Catinum na forma de uma "fusão reversa". Esta empresa foi novamente transferida para a Fox e-Mobility no final de 2020, que agora está listada em várias bolsas de valores alemãs.

A empresa com sede em Munique deu uma atualização sobre o projeto em uma conferência de imprensa virtual e também lançou renderizações do próximo Mia 2.0.

O conceito básico do Mia (o fabricante diz: "o" Mia) não deve mudar nesta nova edição, de modo que o tempo de desenvolvimento é significativamente reduzido. As três versões também permanecem. Posteriormente, haverá uma picape, um conversível e uma variante com tração nas quatro rodas, entre outras novidades, graças à plataforma 'skate' bastante flexível. 

"Queremos transformar a Fox e-Mobility AG em uma das empresas líderes em veículos elétricos a bateria na Europa. Nós nos concentramos no desenvolvimento e produção de veículos elétricos inovadores, funcionais e acessíveis com um alto fator de diversão para todos os mercados europeus. Estamos começando com MIA 2.0, cujo início de produção está previsto para o primeiro trimestre de 2023." (Fox e-Mobility)

Quanto aos dados técnicos, a Fox ainda é muita vaga. O site promete um "motor elétrico significativamente mais potente" e um "novo conceito de bateria para [um] alcance efetivo de 200 km". Este alcance pode ser duplicado com a instalação de uma segunda bateria, o que pode ser feito mesmo após a compra. De acordo com o diretor de tecnologia, Christian Jung, até 450 quilômetros devem ser possíveis em uma condução real, além do fato de que a bateria poderá ser substituída por uma célula de combustível como extensor de alcance.

O Mia 2.0 pesa 950 quilos, portanto não é um veículo leve, mas um carro elétrico "real". A capacidade máxima de carga com o banco traseiro rebatido foi de 1.500 litros - teto solar será opcional. 

De acordo com a empresa, o Mia 2.0 deve ser produzido na Europa por um "fabricante contratado líder europeu". As baterias também vêm da Europa, da InoBat de Bratislava, conforme anunciado em junho. 

Falando de preço, o micro carro elétrico em sua versão final deve custar 16.000 euros (R$ 98.200) antes dos incentivos e será vendido em toda a Europa. Além do carro, a Fox também quer faturar vendendo licenças para produtores fora da Europa e vendendo certificados de CO2 para outros fabricantes que não atingem as metas de emissões da União Europeia.  

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