page ad skin

Novo Peugeot 3008 é um SUV cupê elétrico com 700 km de alcance; veja fotos

Modelo baseado na nova plataforma da Stellantis tem formato SUV-cupê e uma grande bateria de 98 kWh

novo peugeot-e-3008

O novo Peugeot 3008 2024 foi lançado oficialmente. Sucesso de vendas da marca em mercados como a Europa, o modelo de nova geração chega apostando no formato SUV cupê e com uma lista de novidades, a principal delas é ser apresentado pela primeira vez em uma versão totalmente elétrica.

Com a nova geração, o Peugeot 3008 torna-se Peugeot E-3008. O nascimento do modelo de emissão zero é consequência do fato de que o carro, primeiro, nasceu sobre a nova plataforma Stellantis, a STLA Medium, e foi projetado como "Electric First", mas que permanece multialimentado e que, portanto, permitirá a adição de modelos híbridos no futuro.

Peugeot E-3008 - fotos oficiais

Bateria grande

A escolha foi feita para permitir que o E-3008 se destacasse em termos de autonomia, com algumas versões capazes de percorrer até 700 km quando totalmente carregadas.

Enquanto a Stellantis anteriormente só tinha baterias com 50 e 54 kWh respectivamente, o E-3008 recebe duas baterias maiores com 73 e 98 kWh líquidos, respectivamente. Além disso, há duas variantes de tração dianteira e uma tração integral.

  Peugeot E-3008 Electric
210 Standard Range
Peugeot E-3008 Electric
320 Dual Motor
Peugeot E-3008 Electric
230 Long Range
Potência FWD 157 kW (214 cv) AWD 157+83=240 kW (326 cv) FWD 170 kW (231 cv)
Torque 343 Nm 509 Nm 343 Nm
0-100 km/h 8,7 seg / 170 km/h 6,4 seg / 180 km/h 8,9 seg / 170 km/h
Consumo de energia WLTP 13,9 kWh/100 km 13,9 kWh/100 km 14,0 kWh/100 km
Bateria 73 kWh 73 kWh 98 kWh
Autonomia WLTP 525 km 525 km 700 km
Potência máxima de carregamento AC/DC 11 kW (opcional 22 kW) / 160 kW
Tempo de carregamento com DC 30 minutos 30 minutos 27 minutos
Preço n.d. n.d. n.d.
Peugeot E-3008 - fotos oficiais

É claro que preço, peso e comportamento de condução devem ser levados em conta, mas a Stellantis promete qualidades dinâmicas de primeira, graças precisamente ao fato da STLA Medium ser uma plataforma que, desde a carcaça da bateria até à realização do compartimento da suspensão, foi concebida para versões com emissões zero.

Estilo SUV cupê

Com um comprimento de 4,54 metros e o formato de cupê, o Peugeot E-3008 é um concorrente do VW ID.5 um pouco mais longo e do Nissan Ariya. E voltando aos dados sobre autonomia, as diversas outras medidas adotadas para maximizar a eficiência também contribuem para o resultado.

Galeria: Peugeot E-3008 2024: fotos oficiais

Eles vão desde rodas de liga leve com design "carenado" até a adoção de motores elétricos síncronos de nova geração com ímãs permanentes, passando naturalmente pelo formato inédito da carroceria. O novo Peugeot E-3008, aliás, vem com uma traseira fastback, aerodinâmica e cônica, que dá impulso ao perfil, mas também melhora o coeficiente de penetração aerodinâmica.

Detalhes sobre preços e disponibilidade serão revelados mais adiante. Por enquanto não há uma data de estreia no Brasil, mas dada a estratégia da Stellantis com a marca Peugeot e os modelos elétricos é bastante razoável apostar em um lançamento por aqui mais adiante.