O novo Peugeot 3008 2024 foi lançado oficialmente. Sucesso de vendas da marca em mercados como a Europa, o modelo de nova geração chega apostando no formato SUV cupê e com uma lista de novidades, a principal delas é ser apresentado pela primeira vez em uma versão totalmente elétrica.
Com a nova geração, o Peugeot 3008 torna-se Peugeot E-3008. O nascimento do modelo de emissão zero é consequência do fato de que o carro, primeiro, nasceu sobre a nova plataforma Stellantis, a STLA Medium, e foi projetado como "Electric First", mas que permanece multialimentado e que, portanto, permitirá a adição de modelos híbridos no futuro.
A escolha foi feita para permitir que o E-3008 se destacasse em termos de autonomia, com algumas versões capazes de percorrer até 700 km quando totalmente carregadas.
Enquanto a Stellantis anteriormente só tinha baterias com 50 e 54 kWh respectivamente, o E-3008 recebe duas baterias maiores com 73 e 98 kWh líquidos, respectivamente. Além disso, há duas variantes de tração dianteira e uma tração integral.
Peugeot E-3008 Electric 210 Standard Range |
Peugeot E-3008 Electric 320 Dual Motor |
Peugeot E-3008 Electric 230 Long Range |
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Potência | FWD 157 kW (214 cv) | AWD 157+83=240 kW (326 cv) | FWD 170 kW (231 cv) |
Torque | 343 Nm | 509 Nm | 343 Nm |
0-100 km/h | 8,7 seg / 170 km/h | 6,4 seg / 180 km/h | 8,9 seg / 170 km/h |
Consumo de energia WLTP | 13,9 kWh/100 km | 13,9 kWh/100 km | 14,0 kWh/100 km |
Bateria | 73 kWh | 73 kWh | 98 kWh |
Autonomia WLTP | 525 km | 525 km | 700 km |
Potência máxima de carregamento AC/DC | 11 kW (opcional 22 kW) / 160 kW | ||
Tempo de carregamento com DC | 30 minutos | 30 minutos | 27 minutos |
Preço | n.d. | n.d. | n.d. |
É claro que preço, peso e comportamento de condução devem ser levados em conta, mas a Stellantis promete qualidades dinâmicas de primeira, graças precisamente ao fato da STLA Medium ser uma plataforma que, desde a carcaça da bateria até à realização do compartimento da suspensão, foi concebida para versões com emissões zero.
Com um comprimento de 4,54 metros e o formato de cupê, o Peugeot E-3008 é um concorrente do VW ID.5 um pouco mais longo e do Nissan Ariya. E voltando aos dados sobre autonomia, as diversas outras medidas adotadas para maximizar a eficiência também contribuem para o resultado.
Eles vão desde rodas de liga leve com design "carenado" até a adoção de motores elétricos síncronos de nova geração com ímãs permanentes, passando naturalmente pelo formato inédito da carroceria. O novo Peugeot E-3008, aliás, vem com uma traseira fastback, aerodinâmica e cônica, que dá impulso ao perfil, mas também melhora o coeficiente de penetração aerodinâmica.
Detalhes sobre preços e disponibilidade serão revelados mais adiante. Por enquanto não há uma data de estreia no Brasil, mas dada a estratégia da Stellantis com a marca Peugeot e os modelos elétricos é bastante razoável apostar em um lançamento por aqui mais adiante.
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