A próxima geração do sedã de alto desempenho BMW M3 estará disponível pela primeira vez na história da marca como um veículo totalmente elétrico em 2027, confirmou o chefe de desenvolvimento de produto da empresa, Frank Weber, durante uma mesa redonda com jornalistas em Portugal no lançamento global do BMW i5, de acordo com CarSales.com.au.
"O próximo M3 será elétrico a bateria, totalmente elétrico a bateria", disse Weber aos jornalistas que participaram da entrevista em grupo, acrescentando que o próximo super sedã também estará disponível como modelo com motor a combustão, apresentando uma versão modificada do atual motor turbo a gasolina de 3,0 litros e seis cilindros, codinome S58.
Galeria: BMW Vision Neue Klasse EV Concept
"É um bom motor, certamente o tornaremos compatível com a norma Euro 7 e outras coisas, então isso vai acontecer", disse Weber, referindo-se à disponibilidade de variantes elétricas e a combustão para o próximo M3. "Não teremos duas classes diferentes - haverá coexistência das soluções no mercado, o que é necessário."
Espera-se que o próximo BMW Série 3 seja baseado na plataforma Neue Klasse da empresa alemã, que foi apresentada pelo conceito Vision Neue Klasse há menos de duas semanas, e faria sentido que a próxima geração do M3 também utilizasse essa plataforma. No entanto, isso ainda não foi confirmado pela BMW.
Galeria: BMW M3 CS 2024
Quanto à potência estimada do M3 com emissões zero, nenhum número específico foi mencionado na discussão, mas Weber mencionou que a nova plataforma foi projetada com quatro motores elétricos em mente e uma potência de até um megawatt, bem como a possibilidade de ajuste fino da entrega de potência entre os eixos dianteiro e traseiro. Em outras palavras, os motoristas poderiam, teoricamente, acionar um interruptor e transformar um veículo elétrico com tração integral em um EV com tração traseira, uma opção que está atualmente disponível nos modelos BMW M modernos, movidos a combustão.
A montadora alemã deu indícios de um carro elétrico com capacidade de 1 MW! com um protótipo modificado do i4 M50, equipado com quatro motores elétricos, e até apresentou uma sequência de vídeo gerada por computador em que o i4 aprimorado fazia a chamada "curva do tanque" graças a seus motores controlados independentemente.
A notícia do BMW M3 EV chega alguns meses depois que o chefe da BMW M, Frank van Meel, disse que a marca espera vender mais veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) do que modelos de combustão pura a partir de 2028, portanto, a decisão de desenvolver um M3 com emissões zero não é uma grande surpresa.
Fonte: BMW via CarSales.com.au