Conhecemos no Salão de Detroit o novo Chevrolet Equinox EV. Embora tenha sido revelado mundialmente em setembro de 2022, o evento norte-americano foi a primeira oportunidade de ver e entender como é e o que esperar do novo SUV elétrico já confirmado para o Brasil.
O novo Equinox EV será o primeiro veículo elétrico da Chevrolet baseado na plataforma Ultium, da General Motors, que permite uma ampla gama de configurações de bateria e motor. O SUV elétrico ainda estava em um cercado, o que nos impediu de acessar o interior.
Começando pelo visual, o Equinox EV tem um design esportivo e moderno, quase que futurista. Suas linhas fluidas e de proporções equilibradas tendem a oferecer um ótimo coeficiente aerodinâmico, fato destacado pelas maçanetas embutidas. A dianteira é caracterizada por um conjunto óptico estreito e horizontal, que se integra à grade frontal. A traseira é mais volumosa, com lanternas em LED que se estendem pela tampa do porta-malas.
Outro ponto que chamou a atenção é o seu tamanho: ao vivo é maior do que esperávamos. As dimensões do Chevrolet Equinox EV são 4,83 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,71 m de altura (a versão RS será mais baixa) enquanto o seu entre-eixos é de 2,95 m. Isso significa que seu tamanho é praticamente o mesmo do Equinox Turbo vendido por aqui, mas com um entre-eixos muito maior. A tampa do porta-malas mais inclinada também passa a sensação de que é menor, mas como os números mostram, é só a sensação mesmo.
Chevrolet Blazer EV no Salão de Detroit
O interior só foi visto de longe, mas já foi possível notar as duas telas integradas como nos mais recentes lançamentos da marca. O console central é bem alto, algo dispensável por não contar uma transmissão por ali. No entanto, ostenta um bom volume logo abaixo que pode acomodar uma bolsa, por exemplo.
O conjunto propulsor do novo Equinox EV Concept é formado por um motor elétrico de 213 cavalos de potência e 33,4 kgfm de torque, que será oferecido com tração dianteira ou integral. A autonomia estimada é de até 300 milhas, o equivalente a 482 quilômetros.
O modelo será equipado com uma bateria Ultium de 66,9 kWh, que poderá ser recarregada em um carregador convencional de até 11,5 kW. Nos carregadores rápidos de corrente contínua (DC), a potência de carga é de 150 kW.
A Chevrolet ainda não divulgou o preço do Equinox EV e nem mesmo iniciou suas vendas. A promessa da marca é que o modelo seja vendido a partir de US$ 30 mil nos Estados Unidos, o equivalente a cerca de R$ 170.000 na conversão direta pelo câmbio atual.
Aqui no Brasil, com a chegada de importantes concorrentes elétricos e com preços cada vez mais interessantes, fica difícil estimar um valor para o Equinox EV. Se a Chevrolet for ousada e conseguir manter o valor cobrado hoje pelo Bolt EUV, que é de R$ 279.990, terá um excelente SUV com porte e conteúdo para brigar até mesmo com as marcas premium.
Detalhes técnicos
- Motor elétrico de 213 cavalos de potência e 33,4 kgfm de torque
- Tração dianteira ou integral
- Autonomia estimada de até 482 quilômetros
- Bateria Ultium de 66,9 kWh
- Carregamento em AC com potência de até 11,5 kW
- Carregamento em DC com potência de até 150 kW
- Preço estimado a partir de US$ 30.000 nos Estados Unidos