Carregar o carro elétrico em casa faz você gastar mais na sua conta? Sim, é claro. Mas não podemos esquecer que, ao mesmo tempo, os veículos movidos a bateria trazem muitas outras economias, que vão desde impostos até manutenção. E aí, aparentemente, o consumo de energia acaba não pesando tanto.
Isso é confirmado por dados coletados em 2020 pela Residential Energy Consumption Survey, publicada pelo Escritório de Tecnologias Veiculares do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que mostram que outros aparelhos consomem ainda mais energia elétrica.
Os três primeiros, cada um consumindo mais de 2.700 quilowatts-hora (kWh) por ano por residência, são os aparelhos de ar-condicionado de refrigeração (2.775 kWh) e aquecimento (2.717 kWh) e aquecimento de água (2.706 kWh). Já o carregamento de um veículo elétrico é o quarto maior item de despesa, com 2.363 kWh.
Estamos obviamente falando de médias, porque o consumo exato varia de uma casa para outra com base em muitos fatores. Os números mostram, no entanto, que os carros movidos a bateria não são exatamente inimigos do bolso. Até porque os motoristas mais exigentes sabem que o melhor horário para recarregar o carro elétrico não é nos horários de pico, mas à noite, quando as tarifas de energia elétrica são mais baixas.
E agora vamos a um exemplo. Considerando o consumo médio medido homologada pela agência EPA do Tesla Model Y Long Range de tração integral, equivalente a 122 milhas por galão de gasolina equivalente (MPGe), ou 276 watts-hora (Wh) por quilômetro (incluindo perdas de carga), podemos dizer que 2.363 kWh são suficientes para percorrer quase 13.700 km por ano. Não é muito, mas pelo menos não gasta tanto.
Embora a pesquisa tenha sido realizada nos Estados Unidos, ela traz considerações interessantes sobre o consumo de energia nas residências. No caso do Brasil, muitas casas têm aproveitado as vantagens da geração própria com painéis solares, por exemplo, o que pode ampliar a vantagem da propriedade de um carro elétrico, sem contar o menor custo por quilômetro rodado.
Fonte: energy.gov
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla