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Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio

Pesquisa da Recurrent Auto mostra que carros elétricos perdem mais autonomia quando dirigidos em climas quentes

Tesla Model Y

As baterias dos carros elétricos usados em climas frios e oceânicos tendem a manter uma autonomia maior, em média, do que as dos veículos elétricos usados em climas quentes, de acordo com um novo estudo publicado pela Recurrent Auto.

A pesquisa surpreende, já que até o momento se pensava que o frio era o pior inimigo da autonomia, ainda que o calor não fosse a condição ideal. 

Um grande banco de dados

A Recurrent Auto, que tem acesso a dados de mais de 12.500 modelos Tesla nos Estados Unidos, graças ao seu software de rastreamento, atribui uma "pontuação de autonomia" a cada carro elétrico que mantém sob controle. Os dados basicamente fotografam a porcentagem de autonomia restante em comparação com o carro novo.

Como você pode ver no gráfico abaixo, a pontuação média do Tesla Model Y 2020 rastreado pela Recurrent Auto é ligeiramente maior para carros usados nas partes mais ao norte dos Estados Unidos, onde as temperaturas são em média mais baixas do que no sul.

Os Tesla Model Y de 2020 que foram submetidos a temperaturas mais baixas têm uma pontuação de alcance de 95, o que significa que ainda mantêm 95% da autonomia que ostentavam quando saíram de fábrica, enquanto os veículos elétricos que foram submetidos a temperaturas mais altas têm uma pontuação média de alcance de 92.

Estudo em uma base real

Curiosamente, a Recurrent Auto afirma ter usado como benchmark o alcance observado no momento da compra, não a declarada durante a homologação EPA.

A empresa acrescenta que escolheu os carros da Tesla porque são os veículos elétricos mais populares nos EUA e entre os membros de sua comunidade, e porque a empresa liderada por Elon Musk usa um sistema de gerenciamento térmico de bateria "muito proativo", que resfria ou aquece as células a um nível seguro, independentemente de o veículo estar conectado à rede elétrica ou não.

Tesla Gigafactory 3

Como conservar a bateria

Alguns veículos elétricos observados no estudo podem ter sido usado em climas quentes, mas ainda assim alcançaram pontuações de alcance comparáveis às usadas em climas mais frios. A razão é que eles provavelmente estavam bem protegidos durante as ondas de calor; O estudo recomenda que os proprietários de veículos elétricos tentem estacionar em uma garagem ou na sombra quando estiver muito quente e ensolarado.

Alternativamente, se não houver sombra, a Recurrent Auto afirma que deixar a bateria do carro carregada parcialmente, em vez de totalmente carregada, faz diferença a longo prazo, especialmente se o veículo não estiver equipado com um sistema de gerenciamento térmico ativo.

Quanto à perda de autonomia que ocorre durante o tempo frio, o estudo mostra que estas são apenas temporárias e que o desempenho da bateria volta ao normal quando o clima, ou temperatura da bateria, aquece. Uma pesquisa anterior da Recurrent Auto mostrou que a taxa de degradação da autonomia em veículos elétricos que usam predominantemente carregamento rápido DC é estatisticamente semelhante àqueles que usam predominantemente carregamento AC.