Quando se trata de aumentar a eficiência de um veículo eléctrico e ganhar alguns valiosos quilômetros extras de autonomia, há mais do que um caminho, embora seja claro para nós que reduzir o peso é o mais complexo e melhorar a aerodinâmica é o mais simples.
Por este motivo, muitos dos automóveis elétricos atuais têm linhas arredondadas que conduzem a formas volumosas. O diretor de design exterior do Polestar 3, Nahum Escobedo, não é um grande fã de apostar na aerodinâmica para maximizar a autonomia, como comentou recentemente.
Polestar 3 - SUV elétrico
Numa entrevista concedida à revista australiana WhichCar, por ocasião da apresentação local do Polestar 3, Escobedo foi muito sincero sobre algumas das tendências atuais de design em veículos elétricos.
Ele acredita que focar na aerodinâmica acima de tudo, e em detrimento de detalhes de design interessantes para melhorar a autonomia, não é o caminho ideal a seguir. Pelo menos, para ele.
Quando lhe perguntaram o que o aborrece no design dos automóveis, Escobedo respondeu: "O formato redondo dos carros estão ficando quase em forma de batata, ou como um Jelly Bean, porque isso é perfeito para a aerodinâmica. Obviamente, queremos fazer algo diferente".
Outro problema é o excesso de iluminação ambiente: "Há tantas luzes em todo o lado que me sinto como se estivesse numa mini-Vegas! Tantos botões, tantas luzes: isto é roxo, isto é verde, isto é laranja". E prosseguiu, dizendo que os fabricantes de automóveis também estão exagerando no exterior, referindo-se a alguns carros como "luzes de Natal na rua".
Durante a mesma entrevista, Escobedo mencionou que o fabricante de automóveis da Geely não colocará emblemas enormes nos seus carros, pois o objetivo é fazer com que o design diga que é um Polestar e não um "logo gigante". Em outras palavras, a marca de veículos elétricos sediada em Gotemburgo não está interessada em apresentar designs berrantes para que todos saibam a marca do modelo.
A Polestar tem alguns modelos interessantes no horizonte, principalmente o 5, um elegante gran tourer de quatro portas, que será lançado no próximo ano, e o 6, um roadster de edição limitada que deverá ser lançado em 2026.
Fonte: WhichCar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BorgWarner: Motores para Xpeng e Vetorização de Torque para o Polestar 3
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 é revelado como o 1º SUV elétrico da marca - veja fotos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
SUV elétrico Polestar 3 estreia em outubro e terá até 510 cv de potência