A Polestar apresentou de forma oficial o Polestar 3, primeiro SUV elétrico da história da marca, um utilitário de aparência esportiva e alto desempenho aliado a um design agressivo.

A dianteira traz a agora familiar com os LEDs diurnos inspirados no origami, mas o design geral distancia-se um pouco de outros modelos Polestar. Parece mais musculoso e arredondado, incorporando "um novo perfil aerodinâmico" que também apresenta uma asa integrada na parte frontal do capô, bem como um spoiler traseiro montado no teto.

A variante base de tração integral com motor duplo, com preço inicial de US$ 83.900, terá 489 cavalos de potência e 85,6 kgfm, o suficiente para acelerar até 96 km/h em 4,9 segundos. A Polestar também oferecerá um Performance Pack de US$ 6.000 que aumentará a potência combinada dos dois motores para 517 cv e 92,8 kgfm o que reduz o tempo de arrancada para 4,6 segundos; ambas as versões têm uma velocidade máxima limitada de 130 mph (209 km/h).

Galeria: Polestar 3

Para o modelo bimotor, o alcance estimado é de cerca de 300 milhas (482 km) e, para o Performance, baixará para cerca de 270 milhas (434 km).

Ambas terão também o mesmo conjunto de baterias de 111 kWh com 107 kWh de capacidade utilizável composta por 203 células prismáticas de CATL agrupadas em 17 módulos, todos revestidos em alumínio com reforço em aço boro para uma resistência extra. As células têm uma química de níquel-manganês-cobalto com um sistema de 400 volts. 

O Polestar 3 virá com um carregador de bordo de 11 kW, suficiente para carregar completamente a bateria em 11 horas. Utilizando um carregador rápido DC, com até 250 kW, necessitando apenas 30 minutos para recuperar 10 a 80 por cento do estado de carga.

Polestar 3 - SUV elétrico

O coeficiente de resistência de apenas 0,29 Cd é muito bom para um veículo mais alto, embora não alcance o Tesla Model X com o seu 0,25 Cd. Na sua configuração mais leve, pesa 2.583 kg, mas pode pesar até 2.669 kg, de acordo com o fabricante.

O veículo promete fornecer no lado técnico com interfaces interiores alimentadas por um chip gráfico Snapdragon da próxima geração da Qualcomm Technologies, conhecido pelo seu desempenho em dispositivos móveis. O sistema de informação e entretenimento é na realidade construído em torno do SO Android Automotive e é exibido numa tela central de 14,5 polegadas que o fabricante diz oferecer uma experiência imersiva.

2023 Polestar 3
2023 Polestar 3

Relacionada com a Volvo, a Polestar quer enfatizar com quantos dispositivos de segurança equipou seus modelos Polestar 3. Existem cinco módulos de radar externos e cinco câmeras, assim como doze sensores ultra-sônicos, complementados por mais duas câmeras internas, bem como um radar interno. 

Também marca uma estreia para o fabricante - será o primeiro modelo a ser fabricado em dois locais diferentes em dois continentes. O Polestar 3 vai sair da fábrica Polestar em Chengdu, China, mas também da linha de montagem da Volvo em Ridgeville, Carolina do Sul, com início em meados de 2024.

A fábrica norte-americana não fornecerá apenas veículos para o mercado local, e os veículos construídos aqui também serão exportados para outros locais, embora a Polestar ainda não tenha revelado as suas especificidades. A produção começará em Chengdu por volta de meados de 2023 e espera-se que as primeiras entregas comecem no último trimestre do ano.