A linha de carros elétricos da Kia expande-se com o lançamento de um novo modelo. Chama-se Ray EV e foi lançado esta semana apenas no mercado local. No entanto, o preço é interessante: menos de 20 mil euros, o equivalente a R$ 105 mil.
O Kia Ray EV é a resposta da marca coreana à crescente procura por modelos com emissões zero acessíveis ao público em geral. Derivado da versão a gasolina, este tipo de monovolume compacto está no mercado desde 2011 e agora é apresentado em uma roupagem completamente renovada.
O movimento da Kia parece ter sido bem-vindo. O novo Ray EV, que pode ser encomendado a partir de 24 de agosto, ultrapassou as 6.000 reservas. Esse é um número que supera em muito as expectativas da montadora, que estimava vender 4 mil unidades do modelo até o fim de 2023.
Entre os motivos do sucesso, além do preço atrativo, também merece destaque a versatilidade e capacidade de oferecer bastante espaço com dimensões reduzidas. Com apenas 3,59 metros de comprimento (menos que um Renault Kwid) e 1,7 m de altura, possui uma cabine amplamente configurável. Você pode escolher versões com 4 e 2 lugares ou até mesmo apenas 1.
Kia Ray EV (1)
Do ponto de vista técnico, o Kia Ray EV é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 35,2 kWh de capacidade, que leva 40 minutos para recarregar de 10% a 80%. Isso alimenta um motor elétrico que desenvolve 86 cv e 147 Nm de torque.
O carro, graças à aerodinâmica melhorada, promete uma autonomia de 205 km, mas, se rodar exclusivamente na cidade, com uma única carga pode chegar aos 233 km, um valor suficiente para a proposta urbana.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio