Honda Prologue é apresentado como SUV elétrico "primo" do Chevrolet Blazer EV
SUV é baseado na plataforma Ultium da GM e será entregue no primeiro trimestre de 2024
Para uma empresa que produz carros híbridos desde o final dos anos 1990, a Honda tem sido um pouco lenta em adotar plenamente a eletrificação em sua busca por veículos ecológicos. Mas o primeiro esforço sério da montadora em um veículo elétrico (EV) chegará no próximo ano na forma do Honda Prologue 2024, um crossover do tamanho do Passport com uma autonomia estimada de 483 quilômetros.
Conforme relatado anteriormente, a Honda compartilha uma plataforma Ultium e uma bateria com veículos elétricos da GM, como o Chevrolet Blazer EV, mas a montadora está confiante de que sua afinação de suspensão exclusiva, estilo e cabine serão suficientes para garantir que os clientes voltem a se sentir confortáveis.
Galeria: Honda Prologue 2024 - estreia
Essa bateria, aliás, terá uma capacidade de 85 kWh, proporcionando às versões mais eficientes do Prologue uma autonomia estimada pelo fabricante de 483 quilômetros. O SUV elétrico estará disponível em variantes de motor único e duplo, e embora os detalhes completos do trem de força ainda não tenham sido divulgados, a versão com tração nas quatro rodas terá 288 cv e 450 Nm de torque.
O Honda Prologue 2024 tem aproximadamente o mesmo comprimento e largura do Passport, mas possui uma distância entre eixos impressionante de 3,099 metros - quase 30,5 centímetros a mais do que o SUV de combustão interna. Isso confere ao Prologue uma postura sólida, com as rodas se estendendo até os cantos e mantendo as projeções agradavelmente curtas.
O exterior apresenta linhas suaves e visual atraente, embora um tanto anônima. Os faróis estreitos, a grade preta brilhante e cortinas de ar sutis nos cantos do para-choque são modernos e elegantes, e a distância entre eixos ampla leva a uma traseira enxuta e arrumada, que apresenta a nova tipografia Honda:e na tampa em vez de um distintivo de logotipo.
A montadora não divulgou o coeficiente de arrasto do Prologue, mas afirmou que as rodas de 19 polegadas dos modelos EX e Touring e as rodas de 21 polegadas do Elite foram otimizadas para reduzir a turbulência. Falando nisso, essas rodas maiores são as maiores já instaladas em um Honda de produção em série, preenchendo bem os arcos das rodas.
O interior do Prologue será muito familiar para quem já conhece o Honda Accord Hybrid, graças ao Google Built-In de série, que estará presente em todos os níveis de acabamento do EV. O painel de instrumentos digital de 11,0" e a tela de entretenimento de 11,3" devem oferecer gráficos impressionantes e responsividade, se considerarmos a experiência com o Accord. A tecnologia integrará o Google Maps, o Assistente e a Play Store diretamente na tela central.
A Honda também oferece excelente espaço de armazenamento na cabine de design limpo, com espaço de armazenamento aberto sob o console central, porta-copos enormes para garrafas de 946 ml atrás do seletor de marchas e um compartimento considerável entre os passageiros dianteiros que pode acomodar tablets e pequenas bolsas. O espaço na frente é decente, mas na parte de trás, passageiros mais altos podem ter problemas com o espaço para a cabeça relativamente escasso e a falta de suporte para as coxas. Com os bancos traseiros levantados, o Prologue oferece 713 litros de espaço de carga, e o rebatimento dos bancos traseiros na proporção de 60/40 resulta em 1.634 litros. Ambos os números são inferiores aos do Hyundai Ioniq 5 e Volkswagen ID.4, no entanto.
O Prologue de motor único será de tração dianteira, e embora a Honda não tenha especificado sua potência, a montadora afirmou que o trem de força base provavelmente terá a melhor autonomia e eficiência, especialmente quando combinado com as rodas menores dos modelos EX e Touring. Com 288 cv e 450 Nm vindo da variante com tração nas quatro rodas, o Prologue deve oferecer um desempenho razoavelmente ágil, embora o Ioniq 5 de motor duplo tenha mais potência, com 320 cv e 605 Nm, e o ID.4 tenha 330 cv e 460 Nm.
No caso da configuração mais eficiente do Prologue, a Honda estima que a bateria de 85,0 kWh será suficiente para 483 quilômetros de autonomia - a tração nas quatro rodas e as rodas maiores podem reduzir esse número para cerca de 418 quilômetros. Quando a bateria estiver descarregada, os proprietários podem recarregá-la com um wallbox doméstico que fornece 11,5 kWh, o que dá ao Prologue um tempo de 0 a 100 por cento de menos de oito horas. Um kit de recarga portátil de 7,6 kW também está disponível.
Proprietários com pressa também podem usar a taxa de carga rápida DC de 155 kW - um número decepcionante em comparação com os 170 kW do ID.4 e os 220 kW do Ioniq 5. O Blazer EV e o Cadillac Lyriq podem recarregar a 195 kW, então é possível que a GM esteja reservando a tecnologia Ultium mais impressionante para si mesma. Quando usado com carga rápida DC, o Prologue pode adicionar 104 quilômetros de autonomia em 10 minutos.
A Honda fornecerá uma de três soluções de recarga diferentes aos compradores do Prologue. A primeira é um carregador residencial de 11,5 kW, juntamente com um incentivo de instalação de US$ 500 e um crédito de recarga de US$ 100. A segunda opção é um carregador portátil de 7,6 kW, além de um incentivo de instalação de US$ 250 e um crédito de recarga público de US$ 300. Por fim, aqueles que não precisam de um carregador em casa podem optar por um crédito de recarga de US$ 750.
Fonte: Honda
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