Lançado no final de agosto, o GWM Ora 03 teve os primeiros dados de alcance pelo padrão Inmetro divulgados. O carro elétrico na versão GT, equipado com bateria de 63 kWh, tem 319 km de autonomia, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Disponível em duas versões, GT e Skin, o Ora 03 ainda não teve os dados de autonomia divulgados para a versão de entrada com bateria de 48 kWh, que por enquanto tem como base o alcance de 300 km pelo ciclo WLTP, mais brando que o padrão Inmetro.
O Ora 03 custa R$ 150.000 na versão Skin e R$ 184.000 na versão GT, ambas previstas para chegar às concessionárias em novembro - o carro elétrico já está em pré-venda nas concessionárias, lojas em shoppings e canais online da GWM.
Desde a versão de entrada Skin o Ora 03 possui central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, câmera 360°, sete airbags (primazia no segmento), frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, sistema de som com seis alto-falantes, entre outros equipamentos.
A versão GT tem visual externo mais esportivo e acrescenta bancos dianteiros com função de massagem e ventilação, ajuste elétrico com memória para o assento do motorista, frenagem de tráfego cruzado, assistente de estacionamento automático e partida inteligente do motor, bastando posicionar o câmbio na posição D para sair dirigindo, sem precisar apertar o botão Start.
Tanto a Skin como a GT têm aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e capacidade de recuperar de 10% a 80% do estado de carga entre três e cinco horas usando carregadores de corrente alternada, ou de 30 a 40 minutos com uma estação rápida de corrente contínua.
Comparando autonomia e desempenho no segmento, seu principal rival, o BYD Dolphin, na versão com bateria de 44,9 kWh, tem alcance de 291 km pelo Inmetro, sendo que a versão Plus com bateria de 60,4 kWh ainda não teve os dados informados pelo órgão brasileiro, mas tem 427 km pelo ciclo WLTP.
Sucesso no lançamento, com 200 unidades vendidas em 48 horas, o Ora 03 é um modelo bastante aguardado e, caso a demanda continue alta pelo compacto elétrico, há chances de produção nacional do Ora 03 mais adiante. Vale lembrar que a GWM já tem no cronograma a montagem local de uma picape eletrificada e um SUV grande.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
GWM expande rede de carregamento rápido em parceria com Iguatemi
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
GWM oferece 100% da Tabela Fipe na troca por Haval H6 e Ora 03 0KM