As vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na China continuam a crescer e em agosto atingiram um nível sem precedentes de 750.000 unidades emplacadas. 

De acordo com os dados da EV Volumes, compartilhados por José Pontes, foram registados na China 750.735 novos carros eletrificados plug-in de passageiros em agosto, 36% de aumento na comparação ano a ano.

A participação de mercado dos eletrificados plug-ins também subiu ao nível recorde de 39%. São basicamente dois em cada cinco carros novos vendidos.

Tesla Model Y 2021

A China é o maior mercado mundial de carros recarregáveis, estimado em cerca de 60% do volume global total.

Vale destacar que as vendas de carros totalmente elétricos (BEV) são cerca de duas vezes maiores do que as vendas de carros híbridos plug-in (PHEV) no país, atingindo respectivamente cerca de 500.000 e 250.000 unidades em agosto, o que mostra o rápido aumento da preferência pelos modelos a bateria. 

BYD Song Plus hibrido (1) movimento

Vendas de carros elétricos e híbridos plug-in para o mês:

  • BEVs: *500.000 e 26% de participação de mercado
  • PHEVs: *250.000 e 13% de participação de mercado
  • Total: 750.735 (aumento de 36%) e 39% de participação de mercado
    * estimada a partir da participação de mercado

No acumulado de 2023, mais de 4,6 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in foram registrados na China (um aumento de cerca de 36% ano a ano), o que representa cerca de 36% do volume total.

Emplacamentos de carros plug-in no acumulado do ano:

  • BEVs: *3,1 milhões e 24% de quota de mercado
  • PHEVs: *1,5 milhão e 12% de participação de mercado
  • Total: 4.673.525 (aumento de 36%) e 36% de participação de mercado
    * estimada a partir da quota de mercado

Para referência, em 2022, mais de 5,92 milhões de novos carros eletrificados plug-in de passageiros foram registrados na China (30% do volume total).

Galeria: BYD Seagull - Salão de Xangai

Vendas por modelo:

Em agosto, os quatro primeiros dos cinco carros mais vendidos na China passaram a ser carros elétricos a bateria ou híbridos plug-in.

A primeira é a linha BYD Song (56.743), seguido pelo Tesla Model Y (51.117), a linha BYD Qin (42.808) e o BYD Seagull (34.841). O carro com motor de combustão interna mais vendido foi o Volkswagen Lavida (33.891).

Top 10 plug-ins do mês:

  1. BYD Song Plus (9.043 BEVs + 47.700 PHEVs): 56.743
  2. Tesla Model Y: 51.117
  3. BYD Qin Plus (11.654 BEVs + 31.154 PHEVs): 42.808
  4. BYD Seagull: 34.841
  5. BYD Dolphin: 31.096
  6. GAC Aion Y: 26.713
  7. BYD Yuan Plus (Atto 3) BEV: 24.272
  8. BYD Han (10.405 BEVs + 12.355 PHEVs): 22.760
  9. GAC Aion S: 22.648
  10. Wuling Hong Guang MINI EV: 15.858
MINI EV Macarron (7)

O top 10, em termos de vendas de veículos após os primeiros oito meses do ano. não mudou muito. O Tesla Model Y ainda ocupa o terceiro lugar geral (e o primeiro entre os BEVs), enquanto a maioria dos modelos recarregáveis mais vendidos são chineses.

Top 10 plug-ins em janeiro-agosto:

  1. BYD Song Plus (46.950 BEVs + 318.446 PHEVs): 365.396
  2. BYD Qin Plus (77,905 BEVs + 211,273 PHEVs): 289.178
  3. Tesla Model Y: 278.681
  4. BYD Dolphin: 220.105
  5. BYD Yuan Plus (Atto 3) BEV: 213.474
  6. GAC Aion S: 160.684
  7. Wuling Hong Guang MINI EV: 153.380
  8. BYD Han (69.495 BEVs + 71,891 PHEVs): 141.356
  9. GAC Aion Y: 136.583
  10. Tesla Model 3: 111.541

* As versões BEV e PHEV dos mesmos modelos foram contabilizadas juntas na fonte.

Marcas

A BYD é a marca e o grupo automotivo mais popular da China, e isso não deve mudar tão cedo.

Principais marcas por participação no segmento plug-in de janeiro a agosto:

  • BYD: 35,2%
  • Tesla: 8,4%
  • GAC Aion: 6,6%
  • SAIC-GM-Wuling: 5,6%
  • Li Auto: 4,5%

Principais grupos automotivos por participação no segmento plug-in em janeiro-agosto:

  • BYD: 36,9% (incluindo a marca Denza)
  • Tesla: 8,4%
  • SAIC: 7,2% (incluindo a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors)
  • GAC: 7,1%
  • Geely-Volvo: 5,8%