A Nissan revelou hoje o conceito Hyper Urban antes do Salão de Tóquio (Japão), agendado para o final deste mês. Revelado em formato digital, o SUV totalmente elétrico é o primeiro de uma série de conceitos preparados pela fabricante japonês para o evento.

Concebido para complementar "os gostos sofisticados dos seus usuários", o conceito de emissões zero apresenta quatro portas do tipo tesoura (abrindo para cima e para frente), uma carroçaria bem angular pintada em amarelo lima e um interior modular que pode ser atualizado tanto em termos de software como de hardware.

A Nissan afirma que, além das habituais atualizações de software associadas aos automóveis modernos, o conceito Hyper Urban também pode receber melhorias de hardware ao longo do tempo, para que se mantenha relevante durante muitos anos após a sua aquisição (pelo menos, é essa a ideia). Por exemplo, o painel de instrumentos, inspirado em triângulos caleidoscópicos, pode ser fisicamente substituído por uma nova versão quando esta estiver disponível.

Galeria: Nissan Hyper Urban

Os bancos dianteiros podem ser recolhidos e retraídos para os bancos traseiros, criando uma espécie de sofá para duas pessoas, para o motorista e o passageiro, que podem utilizar uma tela retrátil para ver vídeos enquanto "estão longe da rotina diária", afirma a Nissan. A fabricante também afirma que é possível estacionar o SUV no interior de um apartamento, para que seja utilizado como um cômodo.

Não foram divulgados detalhes sobre o possível motor utilizado pelo conceito ou mesmo suas baterias e autonomia, mas o comunicado oficial afirma que o veículo elétrico incluiria as funcionalidades veículo-para-casa (V2H) e veículo-para-rede (V2G), beneficiando do chamado Sistema de Gestão de Carregamento Inteligente, que utiliza Inteligência Artificial para escolher autonomamente quando o automóvel recebe energia da rede e quando exporta energia para um edifício, reduzindo os custos de energia no processo.

Não existem planos para colocar o conceito Nissan Hyper Urban em produção, mas a empresa afirma que o protótipo serve como um vislumbre do futuro dos seus veículos elétricos, tanto em termos de design como de tecnologia.

Os próximos conceitos totalmente eléctricos preparados pela Nissan para o Salão de Tóquio serão anunciados pela internet nos dias 10, 17 e 19 de outubro, antes de serem mostrados no evento no dia 25 de outubro.