O BYD Seal híbrido plug-in acaba de ser registrado no Brasil. Disponível com duas opções de trem de força, o sedã se destaca pela ampla autonomia no modo combinado de até 1.300 km e alcance elétrico de até 200 km com uma carga. 

Lançado na China em setembro, o BYD Seal DM-i PHEV tem preços entre 166.800 e 236.800 yuans, o equivalente a R$ 117.500 e R$ 166.800 em uma conversão direta - ao todo são seis opções de acabamento e duas de powertrain no mercado chinês. 

Galeria: BYD Seal PHEV - Registro no Brasil

Logo de cara, é notável que não há muita diferença entre o Seal DM-i e Seal EV, a não ser pelo design da grade frontal. A versão elétrica possui uma grade frontal fechada, enquanto a versão DM-i adota uma grade "em lâminas". Outro destaque do híbrido plug-in é a cor chamada "Phantom Red".

E aqui tem uma curiosidade, o Seal híbrido é 18 cm mais longo que o Seal elétrico: ele mede 4,98 metros de comprimento, tem 1,89 metro de largura (15 mm mais largo), 1,49 metro de altura (35 mm) e distância entre-eixos de bons 2,90 metros. O sedã híbrido pode vir ainda com rodas de 17, 18 ou 19 polegadas, dependendo da versão. 

BYD Seal PHEV - Registro no Brasil

Internamente, o Seal híbrido adota uma temática mais convencional e sóbria, em oposição ao estilo mais esportivo da versão elétrica. Destaque para os detalhes de acabamento com aparência que imita madeira, como console central e painéis de porta. O painel segue o padrão da versão elétrica, com head-up display e volante de dois raios e base plana, mas há um novo sistema operacional DiLink 5.0 que é suportado por chips Qualcomm 7325.

Em termos de trem de força, o BYD Seal híbrido é alimentado pela tecnologia DM-i da BYD e pela bateria Blade.

Galeria: BYD Seal DM-i (China)

São duas opções mecânicas:

  • Motor 1.5 de 81 kW (108 cv) e 135 Nm associado a uma unidade elétrica de 145 kW (194 cv) e 325 Nm
  • Motor 1.5 turbo de 102 kW (136 cv) e 231 Nm associado a uma unidade elétrica de 160 kW (214 cv) e 325 Nm

*A BYD ainda não divulgou a potência combinada 

O primeiro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, tem alcance elétrico NEDC de 121 km e autonomia combinada de 1.200 km. Já a versão turbo cumpre a tarefa em 7,9 segundos, tem alcance elétrico de 200 km e 1.300 km, respectivamente.

Em termos de carregamento não foram divulgadas as especificações detalhadas, mas a BYD fala em recarga de 30% a 80% em apenas 19 minutos para o modelo com bateria maior. 

Ainda que o registro por si só não seja uma garantia de lançamento, a BYD trabalha sim para trazer mais modelos híbridos ao nosso mercado, como já apuramos. E isso inclui o Seal PHEV, que poderia encarar com preço competitivo sedãs como o Honda Civic híbrido.