Sob pressão, Toyota ainda lidera vendas de carros híbridos no Brasil
Montadora japonesa ficou à frente em setembro, enquanto a GWM emplacou o híbrido mais vendido com a linha Haval H6
Enquanto as vendas de carros híbridos avançam mês a mês no Brasil, a presença de marcas como BYD e GWM é cada vez mais evidente. No entanto, mesmo sobre pressão, a Toyota ainda conseguiu segurar a liderança entre os modelos híbridos com sua dupla Corolla e Corolla Cross.
De acordo com os dados consolidados pela ABVE, a Toyota vendeu 1.741 unidades de carros híbridos em setembro (914 unidades do Corolla Cross Hybrid e 768 unidades do Corolla Hybrid), ficando à frente da GWM, que se destacou com 1.307 emplacamentos do Haval H6, disponível em variantes híbrida (HEV) e híbrida plug-in (PHEV) - o modelo eletrificado mais vendido do país no mês passado.
Galeria: Toyota Corolla Cross 2022
A BYD, que assumiu a liderança isolada de vendas no segmento dos carros elétricos a bateria (BEV), ficou em 3º lugar no ranking dos híbridos, graças ao emplacamentos do BYD Song Plus (863).
De acordo os dados preliminares, a Caoa Chery ocuparia a quarta posição com 843 unidades. No entanto, esse total é composto em boa parte por modelos híbridos-leve, o que causa distorções no ranking. A Volvo, por exemplo, emplacou 271 unidades do XC60 e 86 do XC90.
Galeria: GWM Haval H6 PHEV vs. BYD Song Plus PHEV
Mas voltando aos três principais, a briga tende a se acirrar nos próximos meses com as vendas crescentes do Haval H6. Além disso, a BYD pretende lançar mais modelos híbridos em nosso mercado mais adiante, o que ampliará o leque de opções e promete engrossar as vendas do segmento.
Dito isto, vale destacar que o segmento de eletrificados é bastante dinâmico e receberá uma série de outras novidades. No futuro, a GWM trará um SUV híbrido menor que o H6 e mais acessível, sem contar a própria Toyota, que prepara um híbrido compacto desenvolvido inteiramente no Brasil, só para ficar nessas marcas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Retrospectiva: como foi o ano de 2024 para o mundo dos elétricos?
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
Isenção de IPVA para veículos híbridos em SP 2025: critérios e regras
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho