A Toyota anunciou que já está realizando testes no Brasil utilizando um trem de força híbrido plug-in que também pode ser abastecido com etanol. A iniciativa está alinhada com o compromisso da montadora japonesa em apostar em diversas alternativas para a transição energética no país.
No comunicado oficial, a Toyota destaca que os estudos se mostram promissores neste primeiro estágio. No entanto, a montadora ainda não adiantou qual/quais veículos serão equipados com o trem de força híbrido plug-in flex.
Os testes com híbridos plug-in flex estão alinhados com os planos de investimento em avaliação para o próximo ciclo, com a possibilidade de produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).
Para os testes, a Toyota está utilizando em seu laboratório uma unidade do Toyota RAV4 PHEV, que é vendido em mercados como os Estados Unidos. Ao que parece, este pode ser o primeiro modelo a ser equipado com o trem de força PHEV-FFV, embora seja apenas uma suposição por enquanto.
A Toyota explica que sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Corolla e Corolla Cross, mas incorporando uma bateria com maior capacidade e um motor elétrico mais potente - o ganho em eficiência estimado é 70% maior quando comparado com modelos equivalentes exclusivamente a combustão, se aproveitando da vantagem de rodar no modo totalmente elétrico por distâncias maiores.
“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
“A indústria vem olhando cada vez com mais atenção aos benefícios do uso do etanol, o que é muito positivo, ainda mais quando combinado com a eletrificação – que é o caso dos veículos híbridos da Toyota”, comemora.
Nesse ponto, o executivo também ressalta a importância de ampliar continuamente a cadeia local de fornecedores com o avanço da transição energética, o que é bom para o meio ambiente e para a indústria automotiva nacional como um todo.
Os híbridos/híbridos flex foram o primeiro passo efetivo da eletrificação na Toyota, consolidando os modelos Corolla e Corolla Cross entre os eletrificados mais vendidos do país. Agora, o híbrido plug-in flex pode abrir novos horizontes, pelo menos durante o período de transição até a consolidação de uma linha de 100% elétricos pela marca.
E não é apenas a Toyota que está acelerando os projetos com híbridos plug-in flex. Montadoras como Stellantis, BYD, GWM e Volkswagen já anunciaram seus desenvolvimentos nesse campo, então teremos novidades mais adiante.