"O potencial de uma fábrica para produzir hidróxido de lítio para baterias seria enorme". Foi o que escreveu a Tesla há um ano, quando se candidatou a licenças das autoridades locais para construir em Robstown, Texas. E agora está quase chegando lá.
O fabricante está prestes a abrir as portas da sua primeira refinaria de "ouro branco", pronta para operar no início de 2024. Talvez já em 1º de janeiro, mas, em todo caso, no primeiro trimestre. Quem revela os planos da empresa é o Diretor de Operações Sênior, Jason Bevan.
"Vamos colocar os recursos em funcionamento mais ou menos a partir do início do próximo ano e, em seguida, iremos até ao primeiro semestre de 2024. Portanto, aumentaremos a produção no segundo semestre". Mas os planos não se ficam por aqui, porque - como sempre - Elon Musk pensou num futuro ainda mais distante.
"Temos propriedades", continua Bevan, "adequadas para uma futura expansão para além destes dois primeiros espaços, por isso penso que existe uma ampla oportunidade para um maior impacto econômico para além dos funcionários diretos que contratamos.
Por falar em contratação, a refinaria da Tesla empregará 165 pessoas, com empregos "bem remunerados". De fato, o fabricante abriu seleção para um cargo de engenheiro químico metalúrgico sénior em período integral, para além do cargo de eletricista especializado para trabalhar com o time de baterias.
A Tesla já produziu mais de 5 milhões de veículos elétricos, sendo a maior parte composta pelos modelos Model 3 e Model Y, enquanto registra o marco de 50.000 carregadores Superchargers instalados pelo mundo. A empresa atua em várias frentes na mobilidade elétrica e anunciou recentemente a terceira geração do seu sistema de armazenamento de energia Powerwall.
Fonte: Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia