Agora é oficial. A BYD lançou a pedra fundamental de sua fábrica de veículos elétricos, híbridos e baterias em Camaçari, na Bahia, local que pertencia à Ford e havia sido devolvido ao governo da Bahia após uma longa negociação com a marca norte-americana.
Em evento que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Comunicações, Juscelino Filho, do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li, a montadora chinesa estabeleceu a base de sua primeira fábrica de automóveis no Brasil e a segunda fora da China.
Na semana passada, a Ford e o Governo da Bahia assinaram o contrato para reversão, que incluiu um acordo financeiro, da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo a utilização imediata do imóvel pelo estado. Essa "reversão" já havia sido anunciada pela Ford em agosto, e logo depois confirmada pelo governo da Bahia.
Maior montadora de veículos eletrificados plug-in do mundo (carros elétricos a bateria e híbridos plug-in), a BYD oficializa o acordo para construção das três unidades da empresa, uma para produzir carros elétricos e híbridos, outra para caminhões e ônibus elétricos e outra dedicada ao processamento de lítio e ferro-fosfato para baterias.
O plano da montadora chinesa é utilizar os prédios deixados pela Ford, mas o layout será todo modificado e o tamanho das instalações ampliado - o investimento total previsto é de R$ 3 bilhões. Com capacidade para produzir 150.000 veículos na primeira fase, o complexo tem início de operação previsto para entre o final de 2024 e o começo de 2025.
Os primeiros modelos a serem produzidos em Camaçari serão o BYD Dolphin, carro elétrico urbano que foi lançado no país no final de junho e já bateu recordes de emplacamentos, se tornando o mais vendido do país, e o BYD Song Plus, SUV híbrido plug-in lançado no final do ano passado.
No mesmo evento, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a isenção de IPVA para carros elétricos emplacados no Estado que custem até R$ 300 mil. Esse incentivo faz parte de um projeto de lei que o governo irá apresentar na Assembleia Legislativa e inclui também veículos acima de R$ 300 mil, que terão uma alíquota de apenas 2,5%.
A BYD foi a marca que mais vendeu veículos elétricos e híbridos plug-in somados no Brasil em setembro, liderando também os emplacamentos de modelos elétricos a bateria, com destaque para o Dolphin, que sozinho teve 1.036 emplacamentos no mês, um recorde histórico para os carros elétricos no país.
Fotos: Secom/Governo da Bahia
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