BYD Dolphin é o 1º carro elétrico a superar 1.000 emplacamentos/mês no Brasil
Setembro teve um novo recorde histórico nas vendas de carros elétricos; veja ranking
As vendas de carros elétricos no Brasil não param de registrar recordes consecutivos, e setembro não foi exceção. O mês passado teve o melhor resultado histórico nos emplacamentos de veículos elétricos no país com 1.822 unidades, segundo os dados divulgados pela ABVE.
Repetindo o resultado de agosto, o BYD Dolphin foi o preferido do mercado, mas desta vez com um número mais expressivo: 1.036 unidades emplacadas no mês passado, seu melhor número até agora e ao mesmo tempo um recorde histórico mensal para um modelo elétrico no Brasil.
Galeria: BYD Dolphin Plus e Dolphin Diamond (BR)
Mas ainda tem mais. Segundo os dados oficiais da Fenabrave, todas as unidades do Dolphin foram emplacadas no varejo. Além disso, o modelo chinês desbancou o Volvo XC40 da liderança nos carros elétricos no acumulado do ano, com o detalhe de estar no mercado há apenas três meses, e já figura na 36ª posição no ranking geral.
| Posição | Modelo | Vendas em setembro | Total em 2023 |
| 1º | BYD Dolphin | 1.036 | 1.503 |
| 2º | BYD Yuan Plus | 145 | 780 |
| 3º | Volvo XC40 | 75 | 1.146 |
| 4º | BYD Seal | 68 | 91 |
| 5º | Volvo C40 | 65 | 445 |
| 6º | JAC e-JS1 | 57 | 349 |
| 7º | Renault Kwid E-Tech | 54 | 221 |
| 8º | Nissan Leaf | 49 | 217 |
| 9º | BMW iX1 | 30 | 41 |
| 10º | Audi Q8 e-tron | 26 | 47 |
Na segunda colocação, o BYD Yuan Plus ficou bem atrás ao emplacar 145 unidades em setembro, seguido pelo Volvo XC40 (75), que fecha o pódio dos carros elétricos.
Em quarto lugar, o recém-lançado BYD Seal (68) superou por pouco o Volvo C40 (65), quinto, seguido por um resiliente JAC e-JS1 (57) na sexta posição.
Galeria: Novo BMW iX1 M Sport - lançamento
O Renault Kwid E-Tech (54) aparece na sétima posição, acompanhado de perto pelo veterano Nissan Leaf (49). Novato, o BMW iX1 (30) garantiu o nono lugar, enquanto o também alemão, e récem-lançado, Audi Q8 e-tron (26) fechou o ranking dos 10 mais vendidos.
Fonte: ABVE, Abeifa, Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen muda estratégia para elétricos baratos e soma 70 mil pedidos
GM confirma estudo para produzir baterias no Brasil
Kia lança inédito SUV elétrico barato com 15 anos de garantia
Ora 5 híbrido estreia na Europa e antecipa expansão da linha no Brasil
Honda recomenda híbridos aos "órfãos" de elétricos da marca
Chevrolet Equinox EV terá nova geração após sair de linha no Brasil
Chevrolet pode lançar hatch elétrico para enfrentar Dolphin Mini e EX2