A Chery lançou oficialmente o novo Omoda E5, um SUV elétrico compacto que será vendido na China e nos mercados internacionais pela submarca Omoda. Confirmado para o Brasil em 2024, o veículo elétrico faz parte da ofensiva de novidades da Chery Internacional para o nosso mercado.
Em uma nova estratégia que não conta com a participação da Caoa Chery, a Chery apostará forte no nome Omoda, uma submarca premium da gigante automotiva chinesa, isso junto com os modelos das marcas Jaecoo e Exeed.
O nome Omoda vem da raiz latina, "O" é derivado de oxigênio, indicando nova vida e vitalidade, e "MODA" que vem de "Moderno", que significa o foco da marca em um estilo de vida moderno e moderno. "A marca Omoda representa uma visão aprofundada e se concentra na juventude, diversificação e globalização", diz a empresa.
O Omoda E5 EV foi apresentado pela primeira vez no Salão de Xangai no início deste ano, mas teve poucos detalhes revelados até o momento. Na China, ele também é vendido como Chery E5 e estamos falando de um SUV elétrico compacto que mede 4.424 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.588 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.630 mm.
No quesito design externo, o Omoda E5 apresenta uma grade frontal simplificada, com um conjunto de faróis divididos, onde as luzes diurnas ocupam a parte superior e estão conectadas a uma faixa decorativa com o logotipo da Chery (o modelo internacional tem o logo Omoda), enquanto os faróis principais estão na parte inferior. A parte dianteira do veículo também exibe claramente sensores de radar e câmeras, sugerindo que o veículo poderá ser equipado com um sistema de visão 360 graus.
Na lateral, o E5 apresenta um design bicolor com uma linha de cintura ascendente e que tem janelas com um desenho distinto na parte inferior; as rodas são projetadas com baixo arrasto aerodinâmico.
A traseira tem lanternas que são conectadas por uma faixa decorativa com o logotipo da marca. A presença do emblema "EV" na traseira indica claramente que se trata de um veículo totalmente elétrico.
Por dentro, o modelo Omoda elétrico segue um estilo semelhante aos modelos internacionais anteriores. Ele é caracterizado por elementos um pouco mais refinados, como painéis de madeira e revestimentos em couro, além de detalhes em metal. O volante é bicolor e possui botões sensíveis ao toque. O console central possui uma tela dupla suspensa e também mantém botões físicos para algumas funções.
Em termos de trem de força, o Omoda E5 possui um motor elétrico com 150 kW (204 cv) de potência e torque máximo de 35,7 kgfm, alimentado por uma bateria com 61 kWh líquidos homologada para uma autonomia de 450 km WLTP. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e pode ser carregado de 30% a 80% em 28 minutos ao utilizar um carregador rápido DC.
Como convidado da Chery, o Motor1 Brasil conferiu os modelos ao vivo na China. No evento de apresentação, a gigante chinesa confirmou sua ofensiva com novos lançamentos das submarcas premium por aqui e destacou que a Omoda será a principal delas e irá iniciar toda esta estratégia de lançamentos já em 2024. Alex Wang, diretor da Omoda e Jaecoo para o Brasil, adianta que eles venderão tanto o C5 (combustão) quanto o E5 por aqui.
Com Nicolas Tavares, de Wuhu (China)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery apresenta bateria que recupera 400 km de alcance em 5 minutos
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Novo Chery Tiggo 9 PHEV, já registrado no Brasil, tem início de vendas na China
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
BYD e Chery: conversas avançadas para fábricas de carros elétricos na Turquia
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Chery acelera expansão global e fará acordo com marca premium da Europa