Enquanto as vendas de carros elétricos continuam acelerando no Brasil (setembro foi o melhor resultado histórico com 1.822 unidades), o segmento trava uma guerra de preços, principalmente entre os modelos de marcas generalistas. Um movimento que começou com o lançamento do BYD Dolphin e foi acentuando com a apresentação do Volvo EX30.
Desde o lançamento do BYD Dolphin por R$ 149.800 no final de junho e a apresentação do Volvo EX30 com preço inicial de R$ 219.950 no mês passado, o que surpreendeu o mercado, vários modelos de carros elétricos têm sofrido reduções constantes de preço, mudando o padrão de valores e ajudando a promover a mobilidade elétrica no país.
Galeria: Novo Volvo EX30 2024 - fotos do lançamento ao vivo
Ainda que haja questões pendentes, como a definição do imposto de importação e em que grau será aplicado, a concorrência entre os carros elétricos importados, sobretudo os produzidos na China, ajudou a mostrar as novas tecnologias de eletrificação para o público brasileiro e está formando um novo segmento de veículos de energia limpa.
E para mostrar como a concorrência entre os carros elétricos está ficando acirrada, listamos os modelos relevantes em termos de mercado que tiveram as maiores reduções de preços num curto período de tempo:
Modelo | Preço no 1º semestre | Preço atual | |
1 | Hyundai Kona | R$ 289.990 | R$ 189.990 |
2 | Mini Cooper | R$ 259.990 | R$ 199.990 |
3 | Peugeot e-2008 | R$ 259.990 | R$ 199.990 |
4 | BYD Yuan Plus | R$ 269.990 | R$ 229.990 |
5 | Caoa Chery iCar | R$ 149.900 | R$ 119.990 |
6 | JAC e-JS1 | R$ 145.900 | R$ 126.900 |
7 | Seres 3 | R$ 219.990 | R$ 199.990 |
E isso é apenas o começo de um movimento que mudará o mercado, principalmente com a chegada de novos modelos atacando a faixa de entrada do segmento, como o aguardado BYD Seagull, previsto para custar ao redor dos R$ 100 mil. Atualmente, o carro elétrico mais barato à venda no Brasil é o Caoa Chery iCar, que sai por R$ 119.990.