A conferência de resultados do 3º trimestre da GM trouxe várias notícias relacionadas a veículos elétricos, mas nem todas positivas.
A empresa norte-americana revelou que o modelo Chevrolet Equinox EV (juntamente com as picapes elétricas) terá o lançamento adiado para implementar algumas melhorias e, em geral, para se ajustar à atual situação desafiadora do mercado.
A GM não diz exatamente quando o Chevrolet Equinox EV entrará em produção. De acordo com a apuração anterior do verão de 2023 no hemisfério norte, esperava-se que a produção começasse durante o quarto trimestre deste ano. A CEO da GM, Mary Barra, disse que o atraso pode levar "alguns meses".
O que sabemos por enquanto é que a GM também atrasou a produção do Chevrolet Silverado EV e do GMC Sierra EV na fábrica de montagem Orion em Michigan (o segundo local de fabricação de picapes EV) para o final de 2025 (em comparação com o primeiro trimestre de 2025, planejado inicialmente).
Originalmente, a GM disse em 2022 que o Chevrolet Equinox EV começaria com um preço sugerido de cerca de US$ 30.000. Neste momento, é difícil dizer se a versão de entrada realmente começará em US$ 30.000. Em setembro, a Associação de Veículos Elétricos dos EUA até iniciou uma petição para responsabilizar a GM por isso.
Será interessante ver se os ajustes de produção na GM afetarão os planos da Honda de introduzir dois modelos baseados no Ultium (um Honda e um Acura), que deveriam ser produzidos juntamente com os produtos da GM. É possível que haja alguns atrasos também.
Está claro que, com o decepcionante volume de vendas de veículos totalmente elétricos no último trimestre (20.092 unidades) e a meta recentemente abandonada de atingir uma taxa de produção de veículos elétricos de 400.000 unidades por ano em meados de 2024, a GM está enfrentando dificuldades. As greves do UAW com certeza não ajudam, enquanto a concorrência está ficando mais acirrada, já que a Tesla aplicou cortes significativos nos preços este ano.
Um passo atrás para ajustar e melhorar os produtos, as fábricas e os planos para reduzir custos e melhorar as margens parece ser uma necessidade.
Há algumas boas notícias também, já que a produção de veículos elétricos baseados na arquitetura Ultium está finalmente aumentando. Além disso, a GM está desenvolvendo um Bolt EV de próxima geração, baseado na Ultium, que será equipado com uma bateria LFP. A geração atual da dupla Chevrolet Bolt EV/Bolt EUV será descontinuada, deixando um espaço vazio no segmento de veículos elétricos de entrada.
Já o novo Equinox EV será o primeiro veículo elétrico da Chevrolet baseado na plataforma Ultium, da General Motors, a ser lançado no Brasil. Ainda não sabemos se o atraso afetará muito a estreia por aqui, prevista para meados de 2024.
Fotos: Fábio Trindade - Motor1 Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda