page ad skin

Chevrolet Equinox EV, que virá ao Brasil, terá atraso no início de produção

A GM não diz exatamente quando o SUV elétrico entrará em produção

Chevrolet Equinox EV

A conferência de resultados do 3º trimestre da GM trouxe várias notícias relacionadas a veículos elétricos, mas nem todas positivas.

A empresa norte-americana revelou que o modelo Chevrolet Equinox EV (juntamente com as picapes elétricas) terá o lançamento adiado para implementar algumas melhorias e, em geral, para se ajustar à atual situação desafiadora do mercado.

A GM não diz exatamente quando o Chevrolet Equinox EV entrará em produção. De acordo com a apuração anterior do verão de 2023 no hemisfério norte, esperava-se que a produção começasse durante o quarto trimestre deste ano. A CEO da GM, Mary Barra, disse que o atraso pode levar "alguns meses".

O que sabemos por enquanto é que a GM também atrasou a produção do Chevrolet Silverado EV e do GMC Sierra EV na fábrica de montagem Orion em Michigan (o segundo local de fabricação de picapes EV) para o final de 2025 (em comparação com o primeiro trimestre de 2025, planejado inicialmente).

Originalmente, a GM disse em 2022 que o Chevrolet Equinox EV começaria com um preço sugerido de cerca de US$ 30.000. Neste momento, é difícil dizer se a versão de entrada realmente começará em US$ 30.000. Em setembro, a Associação de Veículos Elétricos dos EUA até iniciou uma petição para responsabilizar a GM por isso.

Chevrolet Blazer EV no Salão de Detroit

Será interessante ver se os ajustes de produção na GM afetarão os planos da Honda de introduzir dois modelos baseados no Ultium (um Honda e um Acura), que deveriam ser produzidos juntamente com os produtos da GM. É possível que haja alguns atrasos também.

Está claro que, com o decepcionante volume de vendas de veículos totalmente elétricos no último trimestre (20.092 unidades) e a meta recentemente abandonada de atingir uma taxa de produção de veículos elétricos de 400.000 unidades por ano em meados de 2024, a GM está enfrentando dificuldades. As greves do UAW com certeza não ajudam, enquanto a concorrência está ficando mais acirrada, já que a Tesla aplicou cortes significativos nos preços este ano.

Chevrolet Blazer EV no Salão de Detroit

Um passo atrás para ajustar e melhorar os produtos, as fábricas e os planos para reduzir custos e melhorar as margens parece ser uma necessidade.

Há algumas boas notícias também, já que a produção de veículos elétricos baseados na arquitetura Ultium está finalmente aumentando. Além disso, a GM está desenvolvendo um Bolt EV de próxima geração, baseado na Ultium, que será equipado com uma bateria LFP. A geração atual da dupla Chevrolet Bolt EV/Bolt EUV será descontinuada, deixando um espaço vazio no segmento de veículos elétricos de entrada.

Já o novo Equinox EV será o primeiro veículo elétrico da Chevrolet baseado na plataforma Ultium, da General Motors, a ser lançado no Brasil. Ainda não sabemos se o atraso afetará muito a estreia por aqui, prevista para meados de 2024.

Fotos: Fábio Trindade - Motor1 Brasil

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários