A Nissan apresentou algumas novidades e conceitos no Japan Mobility Show. Entre eles, o interessante conceito Nissan Hyper Tourer, uma minivan totalmente elétrica que tem como premissa uma mobilidade mais "sociável", ao "reforçar o vínculo entre as pessoas enquanto viajam juntas".
Aliando o omotenashi (hospitalidade japonesa) com diversas tecnologias avançadas, incluindo a condução autônoma, o Nissan Hyper Tourer possui funcionalidade V2X (Vehicle-to-Everything) e uma bateria de alta capacidade que pode servir de apoio para o fornecimento de eletricidade a residências, lojas e escritórios, entre outras situações.
O visual é marcante e de linhas retilíneas, enquanto a lateral é fluída para melhor efeito aerodinâmico e a linha de cintura branca serve como farol e lâmpada de assinatura, combinados com as rodas com padrão kumiko.
O interior se destaca pelo espaço e percepção tecnológica, enquanto a condução totalmente autônoma permite que, quem está no banco do motorista, se concentre na interação com seus companheiros de viagem. Os bancos dianteiros podem girar 360º, permitindo que os passageiros dos bancos dianteiros e traseiros tenham interações cara a cara.
O console superior e a iluminação apresentam padrões tradicionais japoneses de kumiko e koushi, enquanto o painel de LED plano no piso exibe imagens do leito de um rio e do céu, ajudando a criar um espaço relaxante.
Os passageiros dos bancos traseiros podem usar uma tela para visualizar e operar a navegação e o áudio na tela central do banco dianteiro, para maior interatividade entre os ocupantes. Além disso, a inteligência artificial pode monitorar os sinais biométricos – incluindo ondas cerebrais, frequência cardíaca, respiração e transpiração – e selecionar automaticamente músicas complementares e ajustar a iluminação de acordo com seu humor.
A Nissan não falou muito em especificações técnicas, mas o comunicado oficial cita componentes compactos e baterias de estado sólido de alta densidade energética. Tudo isso resultando em um centro de gravidade ultrabaixo que, quando combinado com o sistema de controle integral e-4ORCE do veículo, produz aceleração e desaceleração mais suaves.
Fotos: Fábio Trindade do Motor1 Brasil, de Tóquio, Japão
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alpine Alpenglow Hy6 aparece em Paris com motor V6 a hidrogênio
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault mostra conceito de van elétrica na Europa que conhecemos no Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault 17: Nova versão do clássico com motor elétrico de 272 cv
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Honda revela nova plataforma para carros elétricos com este conceito