Honda apresenta sua 1ª bicicleta elétrica, que aposta em design realista
A nova Honda e-MTB Concept foi destaque durante o Japan Mobility Show
Nem só de carros elétricos vive o Japan Mobility Show, realizado em Tóquio na semana passada. A Honda aproveitou o evento japonês para apresentar sua primeira bicicleta elétrica mountain bike, antecipada pelo conceito Honda e-MTB Concept.
Dessa forma, a Honda entra no segmento onde outras montadoras como Porsche, Ducati e Yamaha já fazem investimentos pesados, principalmente em mountain bikes elétricas orientadas para o desempenho com projetos mais arrojados.
“O Honda e-MTB Concept expande o campo de mobilidade em natureza. Tendo facilidade na subida com assistência elétrica, essa bicicleta oferece uma nova experiência que combina a diversão de motocicletas e a de uma mountain bike. Ela está sendo desenvolvida para permitir que qualquer pessoa desfrute de trilhas montanhosas com mais liberdade”.
Galeria: Honda e-MTB Concept - Bicicleta elétrica
No entanto, projeto Honda e-MTB Concept se destaca pelo estilo mais realista, o que é um diferencial. E diferentemente de conceitos de bicicletas elétricas que são bem rebuscados, o da Honda parece pronto para a produção.
A Honda não é estranha ao mundo da mobilidade elétrica, tem uma grande variedade de veículos híbridos, carros elétricos e pequenas scooters elétricas. Dessa forma, entrar no ramo das bicicletas elétricas não parece um desafio tão complexo assim.
Considerando o que a Honda apresentou no Japan Mobility Show, parece que a montadora japonesa quer brigar com alguns dos maiores nomes do jogo e-MTB (Electric Mountain Bike). Embora ainda seja apenas um conceito neste momento, o Honda e-MTB Concept está equipado com todos os recursos que um consumidor desse tipo de bike aprecia.
A Honda e-MTB Concept empresta muitas dicas de estilo do mundo das motocicletas. Possui um quadro de suspensão que parece ostentar um design monocoque, enquanto o braço oscilante traseiro parece uma única peça de alumínio – semelhante ao que encontramos em motocicletas de alto desempenho.
Apesar disso, a Honda ainda não revelou dados sobre a propulsão elétrica, mas várias fontes sugerem que a moto será movida por um conjunto da empresa alemã Brose. A bike elétrica conta com um sistema de transmissão Sram Eagle AXS, freios a disco hidráulicos Shimano e até mesmo um carregador rápido portátil para ampliar o alcance.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos