A maioria das bicicletas elétricas é considerada uma alternativa "verde" ao uso diário de um carro a gasolina. Embora isso seja verdade, os materiais utilizados na produção de bicicletas elétricas - metais, plásticos, borracha e, também, as baterias - podem consumir muitos recursos e não necessariamente ser produzidos de forma muito ecológica.
Dito isso, temos visto muitas bicicletas elétricas com foco na sustentabilidade de diversos fabricantes europeus. Por exemplo, falamos anteriormente sobre a bicicleta elétrica Jean Fourche que utiliza um design que incorpora peças totalmente substituíveis.
Desta vez, mais um especialista francês em bicicletas elétricas desenvolveu uma nova e-bike com um quadro feito inteiramente de materiais reciclados. A Ultima é uma especialista em bicicletas elétricas relativamente nova, voltada para a sustentabilidade. O mais novo modelo é chamado de Multipath e utiliza uma resina composta moldada por injeção exclusiva.
Essa resina é composta por uma combinação de plástico reciclado e liga. Isso resulta em um material semelhante ao carbono que é muito mais leve do que o aço, mas significativamente mais durável. Ele também dá ao Multipath uma aparência muito elegante e perfeita. O quadro da bicicleta é caracterizado por um tubo grosso, flanqueado por correntes estilizadas e um suporte de tubo de cabeça dividida. Isso faz com que pareça que o tubo superior e os tubos inferiores se encontram perfeitamente e fluem em direção à parte inferior da moto.
Além do estilo exclusivo, a Ultima Multipath utiliza uma tecnologia impressionante. Para começar, ela usa um sistema de bike elétrica Valeo Smart. A configuração de propulsão intermediária é montada no suporte inferior e consiste em um motor elétrico de 48 volts e 250 watts. Enquanto isso, uma caixa de câmbio adaptável de sete velocidades da Effigear permite que você pedale perfeitamente junto com o motor. A tecnologia da bateria consiste em um pacote de energia de 500 watts-hora que supostamente oferece até 70 km no modo Eco. Uma versão Long-Range também está disponível e vem com uma bateria de 630 watts-hora que é suficiente para até 100 km por carga.
No que diz respeito à tecnologia, a Ultima Multipath é equipada com um sensor de torque, bem como um guidão com absorção de choque Bam City. Ela possui rodas Mavic 700c calçadas com pneus Hutchinson. A bicicleta para com os freios a disco hidráulicos Magura, que são mais do que capazes de parar com segurança os 25 kg de peso da bicicleta. Com relação ao preço, a versão padrão é vendida por 3.449 euros, ou cerca de R$ 19.200. Enquanto isso, a variante de longo alcance custará 3.699 euros, ou aproximadamente R$ 20.300.
Fonte: New Atlas, Ultima Bikes
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bicicletas elétricas usadas: vendas crescem 12% em 2024 no Brasil
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Caloi lança as primeiras e-bikes brasileiras com motor Bosch
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Esta é a bicicleta elétrica a hidrogênio que você abastece em casa
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Urtopia Fusion é a 1ª bicicleta elétrica do mundo com o ChatGPT integrado