Pouco tempo após iniciar a venda de scooters elétricos no Brasil, a NIU, uma empresa chinesa de veículos elétricos inteligentes, acaba de lançar na China uma bicicleta elétrica que se destaca pelo design futurista e um perfil que parece de motocicleta. 

Com foco no uso urbano, a NIU SQi é uma bicicleta elétrica com perfil robusto e que lembra modelos da Husqvarna. O modelo possui quadro e rodas aro 17 polegadas de magnésio, bateria removível, iluminação Full-LED, quadro de instrumentos LCD, desbloqueio por Bluetooth e NFC, alarme, faróis automáticos com sensor, controle de cruzeiro e porta USB.

Galeria: NIU SQi - bicicleta elétrica

Além do visual de motocicleta, a NIU SQi também se assemelha às motos elétricas por conta de componentes como discos de freios grandes (220 mm na dianteira e 180mm na traseira) e suspensão telescópica. 

A propulsão auxiliar desta bike elétrica vem de um motor elétrico com 400W de potência, suficiente para alcançar a velocidade máxima de 25 km/h. A alimentação vem de uma bateria de lítio com 48V e 20Ah suficiente para uma autonomia de 65 km, que pode ser ampliada dependendo do uso dos pedais.  

Apesar de parecer inusitado, esse tipo de bicicleta elétrica mais robusta e equipada, mesclando elementos scooter/moto/bike tende a ganhar espaço no mercado chinês, repleto de opções para a mobilidade elétrica. 

Por conta da velocidade máxima de 25 km/h, esse modelo não precisa de habilitação em diversos países, podendo ser conduzido por qualquer pessoa, inclusive fazendo o uso em ciclovias e ciclofaixas. 

Sem previsão de lançamento no Brasil ou em outros mercados, ao menos por enquanto, a NIU SQi custa 8.999 yuans na China, o equivalente a R$ 6.800 em uma conversão direta.