A Bosch apresentou uma nova versão do sistema de freios ABS para bicicletas elétricas. A empresa alemã mostrou o dispositivo na Eurobike, feira do setor que acontece em Frankfurt, na Alemanha, e acontece até o próximo dia 17 de julho. 

Claus Fleischer, CEO da Bosch eBike Systems, afirma que “muitos ciclistas não usam o freio dianteiro por medo de travar a roda e cair, mas o uso do freio dianteiro, como em qualquer veículo sobre rodas, é essencial para reduzir as distâncias de frenagem". 

Ajuda contra quedas

De acordo com a pesquisa realizada pela Bosch Accident Research, 29% dos acidentes de bicicleta poderiam ser evitados ou menos violentos se o ABS fosse instalado nelas. Acima de tudo, com o novo equipamento da Bosch, a dinâmica clássica em que a roda dianteira trava, o guidão gira e o ciclista é arremessado para frente seria evitada.

A Bosch, que inventou o freio ABS para carros há mais de 40 anos, criou o ABS para motocicletas em 1995 e o ABS para bicicletas em 2018. Esta versão apresentada em Frankfurt usa a mesma tecnologia dos dispositivos para motocicletas e poderá encontrar muitas aplicações agora que as bicicletas elétricas estão registrando números crescentes de vendas.

O dispositivo Bosch estará disponível nas próximas semanas, mas não será possível adaptá-lo à sua e-bike. Portanto, você terá que esperar que algum fabricante o adote em sua linha de modelos. 

Configurações 'da casa'

Do ponto de vista técnico, a nova versão, a mais compacta já feita, é 77% menor que a anterior e 55% mais leve. Além disso, pode ser calibrada para diferentes usos, para maximizar a segurança de frenagem em todos os tipos de e-bikes, desde bicicletas de carga até mountain bikes. 

O ABS da Bosch funciona levando em consideração a aderência, o declive e a inclinação da roda para aplicar a força de frenagem correta sem travar a roda. As várias configurações do dispositivo podem ser alteradas através do aplicativo eBike Flow ou através da tela especial fornecida.

Através desta tela você também tem acesso aos dados relativos à frenagem para permitir que os ciclistas analisem a força aplicada, os tempos e as distâncias necessárias. Isto, aplicado em percursos habituais, permite aos ciclistas melhorarem o seu desempenho e torna-se uma ferramenta de treino bastante útil.