Carros movidos a hidrogênio ainda são uma raridade no mercado, já que tal tecnologia ainda é razoavelmente complexa e cara, tanto que temos pouquíssimos modelos no mercado, sendo o Toyota Mirai o mais popular. Agora, uma empresa na China acaba de lançar uma bicicleta movida a hidrogênio, que começou a ser fabricada na última semana.

Este projeto inovador de bicicleta movida a hidrogênio é da empresa Youon Technology, que começou a produzir a bike dobrável na cidade de Changzhou, província de Jiangsu, no leste do país. Embora o modelo tenha praticamente as mesmas formas de uma bicicleta convencional, ela conta com uma célula de combustível de hidrogênio e um dispositivo de armazenamento de hidrogênio de baixa pressão. Na prática, a célula gera energia para acionar a bicicleta quando a membrana de troca de prótons recebe hidrogênio do dispositivo de armazenamento.

Vale lembrar que a bicicleta ainda é um protótipo e fornece energia de acordo com a velocidade que o ciclista pedala. Além disso, a bike movida a hidrogênio deixa de oferecer energia adicional no momento em que se chega a uma velocidade de 24 km/h, segundo a empresa.

Uma das principais vantagens das bicicletas movidas a células de combustível de hidrogênio em relação as bikes elétricas convencionais que usam baterias de lítio é a vida útil mais longa. Fora que também é mais ecologicamente correta, pois durante todo o processo produz apenas água.

Segundo a Youon Technology Co Ltd, uma empresa produtora de bicicletas com sede em Changzhou, as primeiras bicicletas movidas a hidrogênio vão sair da linha de produção no final de março. A expectativa da fabricante é que a capacidade de produção seja de 200 mil unidades até o ano de 2025.

Galeria: Bicicleta movida a hidrogênio

A mobilidade elétrica também vem chegando com diversas tecnologias para as bicicletas. Na Suécia já tem bikes elétricas de entrega que são movidas a energia solar, solução encontrada pela Ikea, uma das maiores lojas de móveis e utilidades domésticas da Europa. Já A Bosch vêm desenvolvendo um sistema de freios anti-travamento (sistema ABS) para e-bikes, visando deixar esses modelos mais seguros.