A GM anunciou um novo investimento para tornar os componentes de seus veículos elétricos mais limpos em termos ambientais. A gigante norte-americana está apoiando uma startup de Minneapolis que fabrica ímãs permanentes para uso em motores elétricos sem o uso de minerais críticos de terras raras.
A parceria estratégica com a Niron Magnetics envolve o aporte total de US$ 33 milhões e inclui outros investidores como a Stellantis Ventures e a Volvo Cars Tech Fund. A startup norte-americana se desmembrou da Universidade de Minnesota e está trabalhando para escalar e comercializar sua tecnologia de ímãs automotivos.
A Niron utiliza nitreto de ferro para produzir os ímãs permanentes dos motores elétricos, o que é uma vantagem, já que o elemento é acessível e abundante. Por outro lado, os minerais de terras raras comumente usados (térbio, disprósio, praseodímio e neodímio), são caros e em grande parte provenientes da China, o que gera preocupações sobre escassez.
"Esses minerais de terras raras são difíceis de obter e, além de caros, são quase inteiramente produzidos no exterior", disse Kai Daniels, diretor supervisor da GM Ventures, braço de capital de tecnologia futura da montadora que investe na Niron Magnetics.
"Assim, o design de ímãs permanentes é uma grande oportunidade para reduzirmos nossos custos e o impacto ambiental de nossos motores de veículos elétricos, ao mesmo tempo em que localizamos nossa cadeia de suprimentos de veículos elétricos na América do Norte."
Jonathan Rowntree, CEO da Niron Magnetics, disse que a empresa tem 60 funcionários, mas espera dobrar o número até o próximo ano.
"Os ímãs permanentes são os heróis desconhecidos e componentes essenciais de inúmeras partes do seu veículo, incluindo alto-falantes, motores, bombas e compressores", disse Rowntree. "Onde eles têm o maior impacto para a GM é nos trens de força de seus futuros EVs."
A parceria representa um passo importante para tornar os carros elétricos mais sustentáveis e corretos ambientalmente em sua construção. É uma notícia favorável em meio a uma semana negativa para os planos de veículos elétricos da GM, com anúncios de redução de metas de produção e atrasos em lançamentos de VEs da montadora norte-americana.