Renault Kwid E-Tech: o carro elétrico de entrada que menos desvalorizou em 2023
Versão elétrica depreciou menos que versão a combustão, de acordo com a Agência AutoInforme
Em sua 10ª edição, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2023 elegeu, entre várias categorias, o Renault Kwid E-Tech como o carro elétrico de entrada com menor índice de desvalorização.
A apresentação dos vencedores em cada categoria foi realizada nesta quinta-feira (9), em São Paulo, onde também foram homenageadas as fabricantes Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep e Toyota, que conquistaram o título de "Campeão Geral" ao longo da última década com os modelos Onix, Onix Plus, Strada, HR-V, HB20, Compass e Yaris, respectivamente.
Galeria: Renault Kwid E-Tech - avaliação
O pensamento dos brasileiros, que dizem que um carro deprecia imediatamente de 10% a 20% ao sair da concessionária, foi uma percepção desafiada pelo estudo realizado pela Agência AutoInforme, responsável pela certificação Selo Maior Valor de Revenda – Autos desde 2014. O estudo visa destacar que automóvel é um bem durável e que não deve ser tratado desta forma, principalmente quando o valor do veículo atinge uma média de R$ 145 mil.
O levantamento deste ano analisou 93 modelos, estabelecendo uma linha de corte de 1.000 unidades vendidas em 12 meses para motores a combustão e 300 unidades para veículos eletrificados. O período de referência compreendeu de setembro de 2022 a agosto de 2023.
Eletrificados
A decisão de criar duas categorias, "Motores a Combustão" e "Eletrificados", reflete a crescente importância dos veículos elétricos e híbridos nos últimos dois anos, apesar de ainda não atenderem à primeira linha de corte.
Na categoria "Eletrificados", os modelos certificados foram:
- Renault Kwid E-Tech (Elétrico Entrada -8,5%)
- Volvo XC40 (Elétrico Médio/Grande -5,2%)
- Porsche Cayenne (Híbrido Plug-in -2,5%)
- Toyota RAV4 (Híbrido -4,7%)
- Mercedes-Benz C300 (Híbrido Leve -6,2%)
Um dado interessante é que na categoria "Elétrico Entrada", onde o Kwid E-Tech foi o vencedor, a desvalorização da versão elétrica (-8,5%) foi menor do que no Kwid com motor a combustão (-11,6), na categoria "Hatch Entrada".
Pelo histórico da premiação, ao longo dos últimos dez anos a Toyota liderou com vitórias em 28 categorias, seguida por Volkswagen (26), Fiat (21), Honda (18), Chevrolet (17), Hyundai (11), Ford (9), Volvo (7), Jeep e Renault (5), Porsche (4), Land Rover, Mercedes-Benz e Mini (3), Audi (2), e Mitsubishi, BMW, Nissan, Caoa Chery e Ram (1). Entre os "Campeões Gerais", Honda e Chevrolet foram os mais frequentes, com três títulos cada, enquanto Fiat, Jeep, Porsche e Toyota conquistaram o título uma vez cada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Novo Renault Kwid E-Tech é flagrado no Brasil: arma contra o Dolphin Mini
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Garagem EV: Kwid E-Tech se despede com boa experiência e aprendizados
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?