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Renault Kwid E-Tech: o carro elétrico de entrada que menos desvalorizou em 2023

Versão elétrica depreciou menos que versão a combustão, de acordo com a Agência AutoInforme

Renault Kwid E-Tech - avaliacao - externas (2)

Em sua 10ª edição, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2023 elegeu, entre várias categorias, o Renault Kwid E-Tech como o carro elétrico de entrada com menor índice de desvalorização. 

A apresentação dos vencedores em cada categoria foi realizada nesta quinta-feira (9), em São Paulo, onde também foram homenageadas as fabricantes Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep e Toyota, que conquistaram o título de "Campeão Geral" ao longo da última década com os modelos Onix, Onix Plus, Strada, HR-V, HB20, Compass e Yaris, respectivamente.

Galeria: Renault Kwid E-Tech - avaliação

O pensamento dos brasileiros, que dizem que um carro deprecia imediatamente de 10% a 20% ao sair da concessionária, foi uma percepção desafiada pelo estudo realizado pela Agência AutoInforme, responsável pela certificação Selo Maior Valor de Revenda – Autos desde 2014. O estudo visa destacar que automóvel é um bem durável e que não deve ser tratado desta forma, principalmente quando o valor do veículo atinge uma média de R$ 145 mil.

O levantamento deste ano analisou 93 modelos, estabelecendo uma linha de corte de 1.000 unidades vendidas em 12 meses para motores a combustão e 300 unidades para veículos eletrificados. O período de referência compreendeu de setembro de 2022 a agosto de 2023.

Renault Kwid E-Tech - destaque (1)

Eletrificados

A decisão de criar duas categorias, "Motores a Combustão" e "Eletrificados", reflete a crescente importância dos veículos elétricos e híbridos nos últimos dois anos, apesar de ainda não atenderem à primeira linha de corte.

Na categoria "Eletrificados", os modelos certificados foram:

  • Renault Kwid E-Tech (Elétrico Entrada -8,5%)
  • Volvo XC40 (Elétrico Médio/Grande -5,2%)
  • Porsche Cayenne (Híbrido Plug-in -2,5%)
  • Toyota RAV4 (Híbrido -4,7%)
  • Mercedes-Benz C300 (Híbrido Leve -6,2%)

Um dado interessante é que na categoria "Elétrico Entrada", onde o Kwid E-Tech foi o vencedor, a desvalorização da versão elétrica (-8,5%) foi menor do que no Kwid com motor a combustão (-11,6), na categoria "Hatch Entrada".

Pelo histórico da premiação, ao longo dos últimos dez anos a Toyota liderou com vitórias em 28 categorias, seguida por Volkswagen (26), Fiat (21), Honda (18), Chevrolet (17), Hyundai (11), Ford (9), Volvo (7), Jeep e Renault (5), Porsche (4), Land Rover, Mercedes-Benz e Mini (3), Audi (2), e Mitsubishi, BMW, Nissan, Caoa Chery e Ram (1). Entre os "Campeões Gerais", Honda e Chevrolet foram os mais frequentes, com três títulos cada, enquanto Fiat, Jeep, Porsche e Toyota conquistaram o título uma vez cada.