Depois de analisar uma enxurrada de vídeos de flagras e imagens em close-up de protótipos Tesla Cybertruck quase produção e candidatos a lançamento, ficou bem claro que sua qualidade de construção era horrível.

Mesmo os protótipos em estágio final tinham lacunas gritantes no painel, sinalizadores de para-lamas mal ajustados e elementos desalinhados ao redor. Mas a Tesla apresentou na sexta-feira, 10 de novembro de 2023, o que parecia ser um Cybertruck pronto para produção em Nova York durante a Conferência Anual Barron. E parecia muito melhor.

Galeria: Tesla Cybertruck

O Cybertruck apareceu no Lincoln Center, no bairro Upper West Side de Manhattan. E porque estava lá? Bem, o investidor bilionário Ron Baron possui cerca de 17,5 milhões de ações da Tesla no valor de 4,8 mil milhões de dólares (a partir de setembro de 2023), de acordo com alguns relatórios - por isso não é de estranhar que o elegante carro elétrico estivesse em exposição no exterior do local do evento.

No entanto, a qualidade do modelo apresentado parece ter apanhado os fãs e os participantes desprevenidos, no que diz respeito às recções no Twitter.

 

Ainda na semana passada, nosso time InsideEVs EUA relatou as falhas observadas num protótipo preto mate em fase avançada no sul da Califórnia. Os espaços entre os painéis dessa caminhonete eram suficientemente grandes para que um dedo passasse através deles, a costura onde a coluna encontrava o nariz tinha uma sobreposição visível, os para-lamas estavam desalinhados e as secções da barra de luzes traseira eram irregulares. Era uma lista de inconsistências. A maioria destas falhas estava ausente na versão apresentada na cidade de Nova Iorque.

Depois de olhar mais atentamente para as fotos recentes, é possível detectar uma lacuna onde o painel sob a DRL se funde com a lateral. Mas é apenas um detalhe e, provavelmente, não é um grande problema como a confusão que vimos anteriormente.

Depois que o CEO Elon Musk conduziu um candidato de produção com problemas de lacuna no painel no início deste ano, ele anotou metas de qualidade em um e-mail para seus funcionários. "Devido à natureza do Cybertruck, que é feito de metal brilhante com bordas principalmente retas, qualquer variação dimensional aparece como um polegar dolorido", disse Musk a seus funcionários, de acordo com o e-mail vazado. "Todas as peças para este veículo, sejam internas ou de fornecedores, precisam ser projetadas e construídas com precisão inferior a 10 mícrons", insistiu.

Então, o flagra recente é um sinal de se aproximar dessa precisão sub-10 mícrons? Bem, provavelmente não, e isso é difícil de chamar. No entanto, indica que a Tesla é capaz de melhorar a qualidade para perto da perfeição e enfrentar os desafios emergentes da montagem de um carro elétrico com painéis de carroceria de aço inoxidável e técnicas de fabricação complexas.

E isso levanta outra questão: será que as centenas de milhares de Cybertruck que a marca pretende produzir parecerão tão afiadas quanto o modelo apresentado em Nova York? Só o tempo dirá.