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Renault anuncia carro elétrico popular pelo equivalente a R$ 100 mil

Divisão Ampere confirma a chegada do Legend, um carro urbano "de baixo custo", e estratégia para "democratizar" os carros elétricos

Estratégia da Ampere, divisão de carros elétricos da Renault

Ampere toma forma. A "divisão" da Renault que será responsável por acelerar a transição para veículos elétricos apresentou seus planos para o futuro em detalhes durante o Investor Day. A empresa, presidida por Luca De Meo e fundada em 1º de novembro, tornou-se uma empresa independente especializada na produção de carros elétricos e software.

Emprega 11.000 pessoas, 35% das quais são engenheiros, que acompanharão de perto o trabalho nas fábricas de ElectriCity (Douai e Maubeuge), Ruitz e Cléon. No total, a Ampere tem capacidade para 400 mil veículos por ano, subindo para 620 mil até 2028. Números importantes, que abrem caminho para uma série de modelos elétricos que virão em um futuro próximo.

Protótipo Renault 5 EV

As plataformas para conquistar o mercado

A Ampere diz que quer "democratizar os carros elétricos na Europa", alcançando a paridade de preços entre modelos elétricos e de combustão interna, à frente de seus concorrentes nos segmentos B e C.

Segundo a empresa, essas duas categorias representarão 75% do mercado de carros elétricos até 2030 e é por esse motivo que duas plataformas já estão disponíveis: a plataforma AmpR Small para o segmento B (anteriormente conhecida como CMF-B EV) e a AmpR Medium para o segmento C (antiga CMF-EV).

Além de lançar essas arquiteturas, a Ampere visa reduzir custos. Especificamente, até 2027/2028, a empresa pretende reduzir as despesas variáveis entre a primeira e a segunda geração de veículos elétricos do segmento C em 40% através das seguintes intervenções:

  • Motorização elétrica (bateria e motor elétrico):Redução de 50% no custo da bateria por veículo para a mesma autonomia;
  • Redução de 25% no custo do motor elétrico por veículo.
  • Veículo (plataforma e carroceria):Redução de 25% no custo da plataforma por veículo;
  • Redução de 15% no custo da carroceria por veículo.
  • Eficiência operacional resultando em redução de 50% nos custos logísticos e de produção.
    Modelos elétricos

Galeria: Renault Scenic E-Tech Electric - Salão de Munique 2023

Nesse sentido, a Ampere já atingiu parcialmente esse objetivo com o Scenic E-Tech, cujo custo total de manutenção (segundo cálculos da empresa) é igual ao dos veículos híbridos.

Em geral, a Ampere espera atingir a paridade de preços até 2027/2028 com a segunda geração (sucessoras do Megane E-Tech e do Scenic E-Tech). Ao mesmo tempo, a linha vai se expandir de forma constante, com o Renault 5 em 2024 e o Renault 4 em 2025, aos quais se juntará o "Legend", um modelo do segmento A que será revelado no Capital Markets Day da Ampere.

Aqui está a linha de produtos elétricos em detalhes:

  • Mégane E-Tech: Lançado em meados de 2022, com um preço de entrada de 38 mil euros, é o carro que reposicionou a marca no mercado dos veículos elétricos. Tem uma participação de 2,2% do mercado europeu de veículos elétricos e ocupa o primeiro lugar em França entre os veículos elétricos do segmento C;
  • Scénic E-Tech: estará no mercado no início do próximo ano com um preço de entrada de cerca de 40.000 euros. A sustentabilidade está no centro de seu projeto, com até 95% de materiais recicláveis;
  • Renault 5: será revelado no primeiro trimestre de 2024 e representa o renascimento de um modelo icônico. O Renault 5 oferece uma autonomia de até 400 km por um preço de entrada de cerca de 25.000 euros, o que o coloca em concorrência com os híbridos do segmento B;
  • Renault 4: será lançado em 2025 e compartilhará vários elementos do Renault 5, como a plataforma AmpR Small e o sistema de informação e entretenimento;
  • "Legend": será o veículo urbano da Renault, com um consumo estimado de 10 kWh/100km, uma redução de 75% nas emissões de CO₂ face à média dos veículos de combustão interna europeus vendidos em 2023 ao longo do seu ciclo de vida e menor consumo de matérias-primas graças à sua dimensão compacta. Produzido na Europa, será oferecido a um preço de entrada inferior a 20 mil euros, o equivalente a R$ 105.000 (excluindo incentivos).

Galeria: Renault 5, a plataforma elétrica

O futuro da Ampere

E a linha será ampliada, com o acréscimo de dois veículos para a segunda geração, para um total de sete carros até 2031. Com uma meta de vendas de cerca de 300 mil unidades em 2025, a Ampere espera vender cerca de 1 milhão de unidades em 2031, o que a coloca em uma participação de mercado de cerca de 10%.

Além da sua linha, a Ampere foi também concebida para ser uma plataforma tecnológica, de produção e comercial ao serviço de outras marcas além da Renault, graças à flexibilidade das linhas de produção, à modularidade das duas plataformas e à competitividade em termos de custos.

A Ampere produzirá pelo menos dois modelos para a Alpine, o próximo Micra para a Nissan e outro modelo para a Mitsubishi. A Ampere também apoiará a jornada de eletrificação da Dacia e oferecerá soluções de software para todo o Grupo Renault.