Os Estados Papais têm cada vez mais carros elétricos. O Vaticano, de acordo com seu plano de longo prazo "Conversão Ecológica", assinou um acordo com o Grupo Volkswagen e receberá 40 carros com emissão zero até 2030, começando com os modelos Volkswagen ID.3 e ID.4.

Os primeiros exemplares foram entregues nesta semana na presença do Papa Francisco e, depois do ID.3 e ID.4, alguns ID.5 receberão a placa do Vaticano.

É só o começo

Especificamente, as primeiras unidades entregues são as versões Pro Performance, ou seja, apresentam uma bateria de 58 kWh e um motor elétrico montado na traseira de 204 cv para uma autonomia de cerca de 430 km no ID.3 e cerca de 530 km no ID.4 e ID.5 (graças à bateria de 77 kWh).

Foto - Volkswagen ID.3 2023, com'è cambiata con il restyling

Volkswagen ID.3 restyling

Em geral, o plano anunciado pela Governadoria inclui uma série de projetos de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental. Além da frota de carros elétricos, o Estado está comprometido com a implementação da rede de recarga em seu território e com a garantia de que a energia seja proveniente exclusivamente de fontes renováveis.

O Papa e o carro elétrico

Deve-se observar que esta não é a primeira vez que o Vaticano se interessa por carros ecologicamente corretos. Já em 2019, o Papa recebeu dois smart EQ forfours emprestados gratuitamente pela Mercedes-Benz por cinco anos, enquanto mais recentemente o Papa Francisco recebeu de presente um Toyota Mirai com tecnologia de célula de combustível de hidrogênio.

Papa Francisco ganha um Toyota Mirai a hidrogênio

Além disso, em 2021, foram anunciados planos para um papamóvel totalmente elétrico baseado no Fisker Ocean. No momento, não há informações, mas é possível que ele volte a ser cogitado, já que o primeiro Ocean foi produzido em maio passado. Continue nos acompanhando para saber das novidades. 

Galeria: 2024 Volkswagen ID.4 and ID.5 in European specification

Fonte: Volkswagen