A Stellantis tem pressa para produzir carros elétricos compactos e mais acessíveis e anunciou nesta terça-feira (21) a assinatura de uma ampla joint venture preliminar com a gigante chinesa de baterias de CATL. Um dos motivos é evitar a forte concorrência das grandes montadoras chinesas.
O plano envolve a compra e o desenvolvimento de baterias LFP para os veículos elétricos de pequeno e médio porte da empresa na Europa. Como parte do acordo de longo prazo, a Stellantis também planeja construir uma nova giga fábrica na Europa para fabricar baterias LPF.
No comunicado de imprensa, a Stellantis afirma que irá trabalhar para desenvolver baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), uma bateria de menor custo e mais durável, mas menos potente, em comparação com as de níquel-cobalto-manganês encontradas na maioria dos veículos elétricos.
Segundo apurado pela Reuters, Maxime Picat, chefe global de compras e cadeia de suprimentos da Stellantis, disse em uma teleconferência que as empresas precisavam de mais alguns meses para finalizar o plano, e a Stellantis não ofereceu detalhes sobre onde seria a localização da giga fábrica.
Para o CEO da Stellantis, Carlos Tavares:
"O acordo com a CATL sobre baterias LFP é mais um elemento da nossa estratégia de longo prazo para garantir a liberdade de circulação da classe média europeia. A CATL é líder neste espaço e, por meio de nossas marcas icônicas, ofereceremos aos nossos clientes tecnologia de bateria inovadora e acessível que nos ajudará a atingir nossa meta ambiciosa de emissões líquidas zero de carbono até 2030."
O memorando descreve uma colaboração de longo prazo entre a CATL e a Stellantis em duas frentes estratégicas: desenvolver um roteiro de tecnologia que apoie os veículos elétricos a bateria da Stellantis e identificar possíveis oportunidades para fortalecer ainda mais a cadeia de valor de baterias.
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