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Plataformas de 800 volts para carros elétricos estão chegando ao mercado

PPE, Neue Klasse e MMA das marcas premium alemãs logo farão frente ao Grupo Hyundai

PPE, plataforma de 800 volts

Tecnologia de 800 volts para carregamento rápido no mercado de massa? Até agora, apenas o Grupo Hyundai-Kia oferece isso. A plataforma J1 do Porsche Taycan e Audi e-tron GT também opera a 800 volts, mas é muito cara para permitir grandes volumes. Mas isso mudará em breve: o Grupo VW lançará sua Plataforma Premium Elétrica (PPE) já em 2024, BMW e Mercedes seguirão com a Neue Klasse e a Mercedes Modular Architecture (MMA) um ano depois. O que esperar? 

Da MEB à PPE

Além dos dois modelos J1, todos os carros elétricos do Grupo Volkswagen são atualmente baseados no kit elétrico modular MEB. Ele evoluiu desde a introdução do ID.3 em 2020 e agora oferece baterias de até 86 kWh, o que deve permitir até 700 km de alcance no VW ID.7. A potência de carregamento também aumentou para até 200 kW. No entanto, a Porsche nunca usou o MEB e provavelmente não o fará novamente; A Audi trouxe apenas um modelo com o Q4 e-tron (incluindo o Sportback).

Audi Q6 e-tron (2024) seriennaher Prototyp

Audi Q6 e-tron (2024) como protótipo de quase produção

Mas no próximo ano será lançado a PPE, que foi desenvolvido em conjunto pela Audi e pela Porsche. O Audi Q6 e-tron está programado para ser lançado no final do primeiro trimestre de 2024, informa a Automobilwoche. O modelo deveria ter sido lançado no final de 2022, mas devido a problemas de software, o lançamento foi adiado duas vezes. Supostamente, haverá duas versões: o Q6 55 e-tron com 279 kW e o SQ6 com 375 kW. Com a bateria de 100 kWh, até 600 km devem ser possíveis.

Entwicklungsvorstand Michael Steiner vor zwei getarnten Prototypen des vollelektrischen Macan

Michael Steiner, membro do Conselho de Desenvolvimento da Porsche, em frente a dois protótipos camuflados do Macan elétrico

O Macan elétrico da Porsche também está programado para ser lançado em 2024, mas provavelmente depois do Q6 e-tron. Em compensação, recebe mais potência – até 450 kW. Com a bateria de 100 kWh, apenas cerca de 500 km devem ser possíveis aqui. Isso corresponderia a um consumo bastante alto, de cerca de 20 kWh/100 km. Em termos de autonomia, o modelo também seria inferior a concorrentes mais antigos, como o Tesla Model Y (até 565 km), o Ford Mustang Mach-E (até 600 km) e o SUV Mercedes-Benz EQE (até 628 km), sem contar o (menor) Peugeot E-3008, que teria 700 km.

Também está previsto um sedã: o Audi A6 e-tron, que competirá com o BMW i5 e o Mercedes-Benz EQE. Como seus concorrentes ainda trabalham atualmente com tecnologia de 400 volts, a Audi inicialmente tem uma vantagem aqui, mas o EQE também deve ser convertido para 800 volts a partir de 2025, o que deve permitir 700 km com uma bateria de 100 kWh; Isso significaria que o consumo ficaria em torno de 14 kWh/100 km. E de acordo com rumores, a variante esportiva RS6 e-tron oferece tanta potência quanto o Macan: 450 kW.

Mercedes Concept CLA: Exterior

Mercedes-Benz CLA: A partir de 2025 com autonomia de mais de 750 km

A Mercedes vai revelar seu primeiro carro elétrico baseado na MMA, o CLA elétrico, no final de 2024. No entanto, o modelo, com o qual a Mercedes-Benz está abandonando a nomenclatura EQ e retornando aos nomes dos modelos antigos, não está programado para ser lançado até 2025.

Na apresentação do estudo Vision CLA no IAA, foi prometida uma autonomia superior a 750 km e um consumo de cerca de 12 kWh/100 km. Com ambos os valores, a Mercedes-Benz é melhor que Audi e Porsche. Isso certamente tornaria o modelo da Mercedes um dos carros elétricos mais eficientes em termos de combustível do mercado; afinal, mesmo o Fiat 500 elétrico mais econômico ainda precisa de 13 kWh/100 km. Em termos de autonomia, o carro atualmente só teria que admitir derrota para o Lucid Air (até 883 km) e o Mercedes-Benz EQS (até 783 km). 

Mercedes Concept CLA: Exterior

Mercedes Concept CLA: Exterior

BMW Vision New Class: O exterior

BMW Vision New Class

BMW Neue Klasse: autonomia 30% maior do que antes

Por fim, a BMW trará um sedã médio (provavelmente chamado de i3) e um SUV (provavelmente iX3) baseado na Neue Klasse em 2025. Ele pode ser carregado em até 270 kW, e a plataforma permite baterias com 75 a 150 kWh. Afirma-se que as autonomias são 30% superiores às dos actuais BMWs elétricos. A BMW ainda não deu números exatos, mas o BMW atualmente com maior autonomia, o iX com bateria de 105 kWh, consegue até 633 km. Isso significa que a Neue Klasse deve pelo menos estar em pé de igualdade com a Mercedes, declara a Automobilwoche.

Em termos de alcance, a plataforma PPE pode não ser capaz de competir com a Neue Klasse e MMA. Afinal, a Audi está feliz por finalmente ter carros novos após um longo período de seca sem novos modelos elétricos. E a PPE deve manter a lacuna tecnológica para seus rivais pequena. De acordo com o artigo, uma plataforma sucessora não é esperada até 2027. É quando o primeiro modelo da Porsche será lançado na nova Plataforma de Sistemas Escaláveis SSP. Afirma-se também que esta servirá de base para o futuro Golf elétrico.

A nossa imagem de capa mostra a Plataforma Elétrica Premium com chassis, bateria e tração elétrica às quatro rodas.