Tecnologia de 800 volts para carregamento rápido no mercado de massa? Até agora, apenas o Grupo Hyundai-Kia oferece isso. A plataforma J1 do Porsche Taycan e Audi e-tron GT também opera a 800 volts, mas é muito cara para permitir grandes volumes. Mas isso mudará em breve: o Grupo VW lançará sua Plataforma Premium Elétrica (PPE) já em 2024, BMW e Mercedes seguirão com a Neue Klasse e a Mercedes Modular Architecture (MMA) um ano depois. O que esperar?
Além dos dois modelos J1, todos os carros elétricos do Grupo Volkswagen são atualmente baseados no kit elétrico modular MEB. Ele evoluiu desde a introdução do ID.3 em 2020 e agora oferece baterias de até 86 kWh, o que deve permitir até 700 km de alcance no VW ID.7. A potência de carregamento também aumentou para até 200 kW. No entanto, a Porsche nunca usou o MEB e provavelmente não o fará novamente; A Audi trouxe apenas um modelo com o Q4 e-tron (incluindo o Sportback).
Audi Q6 e-tron (2024) como protótipo de quase produção
Mas no próximo ano será lançado a PPE, que foi desenvolvido em conjunto pela Audi e pela Porsche. O Audi Q6 e-tron está programado para ser lançado no final do primeiro trimestre de 2024, informa a Automobilwoche. O modelo deveria ter sido lançado no final de 2022, mas devido a problemas de software, o lançamento foi adiado duas vezes. Supostamente, haverá duas versões: o Q6 55 e-tron com 279 kW e o SQ6 com 375 kW. Com a bateria de 100 kWh, até 600 km devem ser possíveis.
Michael Steiner, membro do Conselho de Desenvolvimento da Porsche, em frente a dois protótipos camuflados do Macan elétrico
O Macan elétrico da Porsche também está programado para ser lançado em 2024, mas provavelmente depois do Q6 e-tron. Em compensação, recebe mais potência – até 450 kW. Com a bateria de 100 kWh, apenas cerca de 500 km devem ser possíveis aqui. Isso corresponderia a um consumo bastante alto, de cerca de 20 kWh/100 km. Em termos de autonomia, o modelo também seria inferior a concorrentes mais antigos, como o Tesla Model Y (até 565 km), o Ford Mustang Mach-E (até 600 km) e o SUV Mercedes-Benz EQE (até 628 km), sem contar o (menor) Peugeot E-3008, que teria 700 km.
Também está previsto um sedã: o Audi A6 e-tron, que competirá com o BMW i5 e o Mercedes-Benz EQE. Como seus concorrentes ainda trabalham atualmente com tecnologia de 400 volts, a Audi inicialmente tem uma vantagem aqui, mas o EQE também deve ser convertido para 800 volts a partir de 2025, o que deve permitir 700 km com uma bateria de 100 kWh; Isso significaria que o consumo ficaria em torno de 14 kWh/100 km. E de acordo com rumores, a variante esportiva RS6 e-tron oferece tanta potência quanto o Macan: 450 kW.
A Mercedes vai revelar seu primeiro carro elétrico baseado na MMA, o CLA elétrico, no final de 2024. No entanto, o modelo, com o qual a Mercedes-Benz está abandonando a nomenclatura EQ e retornando aos nomes dos modelos antigos, não está programado para ser lançado até 2025.
Na apresentação do estudo Vision CLA no IAA, foi prometida uma autonomia superior a 750 km e um consumo de cerca de 12 kWh/100 km. Com ambos os valores, a Mercedes-Benz é melhor que Audi e Porsche. Isso certamente tornaria o modelo da Mercedes um dos carros elétricos mais eficientes em termos de combustível do mercado; afinal, mesmo o Fiat 500 elétrico mais econômico ainda precisa de 13 kWh/100 km. Em termos de autonomia, o carro atualmente só teria que admitir derrota para o Lucid Air (até 883 km) e o Mercedes-Benz EQS (até 783 km).
Mercedes Concept CLA: Exterior
BMW Vision New Class
Por fim, a BMW trará um sedã médio (provavelmente chamado de i3) e um SUV (provavelmente iX3) baseado na Neue Klasse em 2025. Ele pode ser carregado em até 270 kW, e a plataforma permite baterias com 75 a 150 kWh. Afirma-se que as autonomias são 30% superiores às dos actuais BMWs elétricos. A BMW ainda não deu números exatos, mas o BMW atualmente com maior autonomia, o iX com bateria de 105 kWh, consegue até 633 km. Isso significa que a Neue Klasse deve pelo menos estar em pé de igualdade com a Mercedes, declara a Automobilwoche.
Em termos de alcance, a plataforma PPE pode não ser capaz de competir com a Neue Klasse e MMA. Afinal, a Audi está feliz por finalmente ter carros novos após um longo período de seca sem novos modelos elétricos. E a PPE deve manter a lacuna tecnológica para seus rivais pequena. De acordo com o artigo, uma plataforma sucessora não é esperada até 2027. É quando o primeiro modelo da Porsche será lançado na nova Plataforma de Sistemas Escaláveis SSP. Afirma-se também que esta servirá de base para o futuro Golf elétrico.
A nossa imagem de capa mostra a Plataforma Elétrica Premium com chassis, bateria e tração elétrica às quatro rodas.
Fonte: Automobilwoche (Paywall)
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