page ad skin

Nissan confirma 3 novos carros elétricos e localização de nova gigafábrica

Nissan Juke e Qashqai se tornarão elétricos, Leaf ganha um sucessor

Nissan 3 novos carros elétricos

A Nissan anuncia três novos carros elétricos: Nissan Juke e Qashqai terão sucessores totalmente elétricos, e o Nissan Leaf, anteriormente elétrico a bateria, também receberá uma nova geração. Todos os três carros serão produzidos na fábrica britânica de Sunderland.

De agora em diante, todos os novos modelos da Nissan serão carros puramente elétricos; aparentemente, não serão mais introduzidos novos motores a combustão ou híbridos. Até 2030, no máximo, os modelos de carros de passeio com motores a combustão que ainda estão sendo vendidos também serão descontinuados - vans como a Townstar, Primastar e Interstar estão aparentemente excluídas. O original diz o seguinte:

"Com o anúncio de hoje, a Nissan está enfatizando que todos os novos modelos na Europa serão totalmente elétricos no futuro. Até 2030, a linha de carros de passeio deverá ser completamente convertida para carros elétricos." (Comunicado de imprensa da Nissan)

Galeria: Nissan Chill-Out concept

De acordo com a Nissan, os três veículos elétricos agora anunciados são inspirados em três estudos:

  • Nissan Hyper Urban Car Concept
  • Nissan Hyper Punk Concept
  • Nissan Chill-Out Concept von 2021

Mais informações sobre os três modelos, incluindo os nomes dos modelos, as datas e o momento do lançamento no mercado, serão anunciadas posteriormente, disse o fabricante.

Conceito Nissan Hyper Punk
Nissan Hyper Urban

O Leaf de segunda geração foi lançado em 2018 e, portanto, teria recebido uma mudança em meados de 2025 - a geração anterior ficou no mercado por sete anos. A segunda geração do Juke foi lançada em 2019 e, portanto, é um ano mais nova. Ainda mais recente é o Qashqai, cuja terceira geração só foi colocada à venda em 2021.

Além dos modelos elétricos a bateria Ariya e Leaf, há atualmente três carros movidos a combustão em oferta: o Juke, o Qashqai e o X-Trail. O Juke é baseado na plataforma CMF-B e os dois últimos na plataforma CMF-C. O carro pequeno Nissan Micra foi descontinuado em 2022; no entanto, ele também terá um sucessor elétrico, como já foi anunciado oficialmente.

Novo Nissan Micra, o render do Motor1.com

Novo Nissan Micra, projeção do Motor1.com

Sunderland é a maior fábrica de automóveis do Reino Unido. Atualmente, o Leaf, o Juke e o Qashqai são fabricados lá. Com o anúncio dos sucessores, todos os três estão sendo preparados para o futuro. Isso também garantirá os empregos de cerca de 7.000 funcionários da Nissan no Reino Unido.

O centro de produção, conhecido como EV36Zero, será amplamente convertido e ampliado para o lançamento dos novos modelos elétricos. Juntamente com seus parceiros, a Nissan investiu um bilhão de libras (1,15 bilhão de euros) no primeiro modelo (provavelmente o sucessor do Leaf). Outros dois bilhões de libras (2,3 bilhões de euros) serão gastos nos dois outros modelos (provavelmente o Juke e o Qashqai). Uma terceira fábrica de baterias também está sendo construída em Sunderland por esses 2 bilhões de libras.