A montadora chinesa BYD está chegando ao mercado europeu com seus veículos elétricos de última geração, e o pessoal do Fully Charged Show colocou as mãos em um BYD Seal com especificações do Reino Unido, que é um concorrente direto do Tesla Model 3.
Coincidência ou não, ambos os sedãs elétricos são fabricados na China, portanto, o ditado de que os carros fabricados nessa parte do mundo não podem igualar a qualidade dos veículos fabricados no Ocidente está fora de questão desde o início, já que a Tesla provou repetidamente que sua Gigafactory de Xangai pode acompanhar e até superar suas instalações norte-americanas em termos de qualidade de construção e velocidade de fabricação.
Mas, pelo que parece, a BYD deu um passo adiante em termos de qualidade do interior, já que o vídeo incorporado no início da matéria menciona a excelente cabine, que está apenas um passo abaixo de marcas de luxo como a Mercedes-Benz.
O que pode tornar os clientes de carros tradicionais mais propensos a olhar para as opções da BYD é o layout interno mais convencional, que apresenta um painel de instrumentos digital atrás do volante, um head-up display para o motorista e uma tela central sensível ao toque que gira entre as orientações paisagem e retrato ao toque de um botão. Por outro lado, o carro elétrico de nível básico da Tesla tem apenas uma tela central sensível ao toque e alguns botões no volante.
Há também muitos botões para funções como o volume do sistema de áudio e o controle climático, bem como as hastes da coluna de direção, que desapareceram do Model 3 "Highland" atualizado.
Uma bomba de calor com eficiência energética vem de série no BYD Seal. Na verdade, a lista de equipamentos de série é bastante generosa e inclui um teto panorâmico, uma tampa traseira elétrica, bancos traseiros rebatíveis, sistema de câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo e uma série de sistemas de assistência à condução, como aviso de colisão traseira, assistência em congestionamentos e reconhecimento de sinais de trânsito.
De fato, não há opcionais no BYD Seal. Em vez disso, há dois níveis de acabamento - Design, que vem com um motor de 308 cv de potência montado na traseira - e Excellence-AWD - que adiciona um motor dianteiro para um sistema de tração integral com capacidade para 529 cv, bem como um head-up display.
A bateria Blade da BYD, que usa química de fosfato de ferro e lítio (LFP) e é uma parte estrutural da carroceria do carro, alimenta ambas as versões e tem uma capacidade utilizável de 82,5 kWh. Isso é suficiente para uma autonomia de condução combinada WLTP de 570 km no modelo com tração traseira e de até 520 km no modelo com tração integral.
Quanto ao preço, o Seal com tração traseira começa em € 44.913 (R$ 240.000), enquanto a versão AWD sobe o valor para € 50.990 (R$ 273.000). Enquanto isso, um Tesla Model 3 RWD sai por € 42.990 (R$ 230.000) e um Long Range com motor duplo começa em € 51.990 (R$ 279.000). Confira no vídeo (em inglês) a análise do sedã elétrico chinês pelos europeus.
No Brasil, o BYD Seal foi lançado por R$ 296.800, um preço bem competitivo diante do generoso pacote de equipamentos oferecido, incluindo um trem de força de tração integral e 531 cv de potência, bem como um alcance de 372 km pelo padrão Inmetro (cerca de 450 km na vida real).
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