BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
Interior de alto nível, acabamento premium, tela central giratória e preço no nível do Model 3
A montadora chinesa BYD está chegando ao mercado europeu com seus veículos elétricos de última geração, e o pessoal do Fully Charged Show colocou as mãos em um BYD Seal com especificações do Reino Unido, que é um concorrente direto do Tesla Model 3.
Coincidência ou não, ambos os sedãs elétricos são fabricados na China, portanto, o ditado de que os carros fabricados nessa parte do mundo não podem igualar a qualidade dos veículos fabricados no Ocidente está fora de questão desde o início, já que a Tesla provou repetidamente que sua Gigafactory de Xangai pode acompanhar e até superar suas instalações norte-americanas em termos de qualidade de construção e velocidade de fabricação.
Mas, pelo que parece, a BYD deu um passo adiante em termos de qualidade do interior, já que o vídeo incorporado no início da matéria menciona a excelente cabine, que está apenas um passo abaixo de marcas de luxo como a Mercedes-Benz.
O que pode tornar os clientes de carros tradicionais mais propensos a olhar para as opções da BYD é o layout interno mais convencional, que apresenta um painel de instrumentos digital atrás do volante, um head-up display para o motorista e uma tela central sensível ao toque que gira entre as orientações paisagem e retrato ao toque de um botão. Por outro lado, o carro elétrico de nível básico da Tesla tem apenas uma tela central sensível ao toque e alguns botões no volante.
Galeria: BYD Seal - impressões (BR)
Há também muitos botões para funções como o volume do sistema de áudio e o controle climático, bem como as hastes da coluna de direção, que desapareceram do Model 3 "Highland" atualizado.
Uma bomba de calor com eficiência energética vem de série no BYD Seal. Na verdade, a lista de equipamentos de série é bastante generosa e inclui um teto panorâmico, uma tampa traseira elétrica, bancos traseiros rebatíveis, sistema de câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo e uma série de sistemas de assistência à condução, como aviso de colisão traseira, assistência em congestionamentos e reconhecimento de sinais de trânsito.
Galeria: BYD Seal - Interlagos
De fato, não há opcionais no BYD Seal. Em vez disso, há dois níveis de acabamento - Design, que vem com um motor de 308 cv de potência montado na traseira - e Excellence-AWD - que adiciona um motor dianteiro para um sistema de tração integral com capacidade para 529 cv, bem como um head-up display.
A bateria Blade da BYD, que usa química de fosfato de ferro e lítio (LFP) e é uma parte estrutural da carroceria do carro, alimenta ambas as versões e tem uma capacidade utilizável de 82,5 kWh. Isso é suficiente para uma autonomia de condução combinada WLTP de 570 km no modelo com tração traseira e de até 520 km no modelo com tração integral.
Quanto ao preço, o Seal com tração traseira começa em € 44.913 (R$ 240.000), enquanto a versão AWD sobe o valor para € 50.990 (R$ 273.000). Enquanto isso, um Tesla Model 3 RWD sai por € 42.990 (R$ 230.000) e um Long Range com motor duplo começa em € 51.990 (R$ 279.000). Confira no vídeo (em inglês) a análise do sedã elétrico chinês pelos europeus.
No Brasil, o BYD Seal foi lançado por R$ 296.800, um preço bem competitivo diante do generoso pacote de equipamentos oferecido, incluindo um trem de força de tração integral e 531 cv de potência, bem como um alcance de 372 km pelo padrão Inmetro (cerca de 450 km na vida real).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla Model 3 ajuda motorista israelense a fugir de tiroteio do Hamas