Hyundai: pausa na montagem de carros a combustão e nova fábrica para elétricos
Montadora vai pausar as operações em uma de suas fábricas para agilizar a construção de uma linha dedicada a veículos elétricos
A Hyundai Motor, empresa proprietária e operadora das montadoras de automóveis Hyundai, Kia e Genesis, interromperá as operações em uma de suas fábricas sul-coreanas para concentrar esforços na construção de uma nova fábrica de veículos elétricos.
De acordo com a Reuters, citando um registro regulatório, a montadora coreana interromperá sua fábrica em Asan entre 31 de dezembro de 2023 e 13 de fevereiro de 2024. As instalações de Asan são descritas como sendo uma "fábrica autossuficiente de última geração" que fabrica veículos de passageiros para exportação e opera uma "fazenda solar ecológica nos telhados". No local, a Hyundai produz os modelos a combustão Sonata e Grandeur, mas também o sedã elétrico Ioniq 6.
Galeria: Hyundai Ioniq 5 2024
Os esforços do grupo automotivo serão direcionados para a construção de uma nova fábrica exclusiva para veículos elétricos em seu principal complexo de fabricação em Ulsan, que fica do outro lado da península coreana. A unidade de Ulsan é a maior fábrica de automóveis do mundo, de acordo com a Hyundai Motor, composta por cinco fábricas independentes que produzem carros como o Hyundai Kona, Santa Fe e Tucson, bem como modelos Genesis como o GV80 e o G90, entre outros.
A unidade de fabricação exclusiva para veículos elétricos se tornará a sexta fábrica no complexo de Ulsan e - assim que entrar em operação em 2026 - será responsável pela montagem do novo SUV elétrico Genesis GV90.
Conforme relatado pelo The Korean Car Blog no início deste mês, o GV90 será o primeiro modelo do grupo baseado na nova Arquitetura Modular Integrada (IMA), projetada para simplificar os processos de montagem e reduzir os custos.
Galeria: Hyundai Ioniq 6 - 2024
Mas, depois de tudo o que foi dito e feito, por que o grupo automotivo coreano está avançando com seus planos de veículos elétricos, enquanto outros nomes como Ford, General Motors e Volkswagen estão citando a fraca demanda por carros movidos a bateria e desacelerando seu impulso?
A Ford disse que sua fábrica de baterias em Michigan será menor do que o planejado inicialmente, com uma produção anual de 20 GWh em vez dos 35 GWh originalmente planejados. Além disso, a construção de uma das duas fábricas de baterias para veículos elétricos em Kentucky foi adiada.
Na mesma nota pessimista, a GM adiou o lançamento no mercado do crossover Equinox EV, bem como a produção de alguns modelos Chevrolet Silverado EV e GMC Sierra EV até o final de 2025. A Volkswagen desacelerou a produção em uma de suas fábricas europeias de veículos elétricos mais de uma vez devido aos resultados de vendas abaixo do esperado, e seu CEO recentemente declarou que a marca de carros populares precisa resolver muitas pendências porque não é mais competitiva.
A Hyundai Motor, por outro lado, superou todos os seus concorrentes, exceto a Tesla, em termos de vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos no terceiro trimestre, com mais de 28.000 carros movidos a bateria chegando aos clientes. Em comparação, a Ford vendeu um pouco menos de 21.000 veículos elétricos, enquanto o Grupo Volkswagen e a General Motors venderam cerca de 20.000 unidades cada.
O Hyundai Motor Group também ficou à frente de todas as outras montadoras tradicionais nos três primeiros trimestres do ano, com aproximadamente 62.000 veículos elétricos vendidos nos EUA, à frente da GM, com 56.000, e do Grupo Volkswagen, com quase 50.000 unidades.
Em outras palavras, não deve ser uma surpresa que a empresa coreana esteja mantendo seu ritmo constante de expansão no espaço de veículos elétricos. Se as vendas forem boas, faz sentido investir mais dinheiro no negócio para que possam ampliar as vendas no futuro.
A Hyundai se comprometeu a investir cerca de US$ 5,5 bilhões em uma nova fábrica de veículos elétricos no estado da Geórgia, além de US$ 3 bilhões adicionais para pesquisa e desenvolvimento. Dito isso, a fábrica de veículos elétricos de Ulsan consumirá outros US$ 1,58 bilhão, elevando o investimento total para cerca de US$ 10 bilhões em apenas alguns anos.
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