Ansiedade de alcance. É uma das maiores preocupações para as pessoas que estão pensando em comprar um veículo elétrico, juntamente com o alto preço que todos estamos acostumados, e preocupações com a experiência de recarga.
Mas, embora a questão do preço seja bastante difícil para as pessoas médias, a ansiedade de alcance pode ser aparentemente "curada" simplesmente colocando a mão no bolso e comprando um veículo elétrico – se estiver ao alcance, é claro.
De acordo com uma nova pesquisa da Recurrent Auto, que reúne dados de cerca de 17.000 veículos elétricos nos Estados Unidos graças a seus usuários que conectaram seus carros aos servidores da Recurrent, a ansiedade atinge picos para pessoas que estão a cerca de 1-2 anos de comprar seu primeiro carro movido a bateria.
No entanto, depois que o carro elétrico está sendo usado regularmente, a ansiedade de alcance diminui constantemente e, eventualmente, até desaparece de alguns proprietários, de acordo com o estudo.
De acordo com a pesquisa, 78% dos proprietários de carros elétricos relatam que os sentimentos de ansiedade de autonomia diminuem quanto mais tempo dirigem – e aprendem mais sobre seus carros. Os dados também mostram que 76% dos futuros proprietários de veículos elétricos se preocupam com a autonomia, enquanto quase 59% dos motoristas de veículos elétricos atuais relatam nenhuma ansiedade.
Dito isso, as pessoas que usam seus carros movidos a bateria para dirigir longas distâncias têm maior ansiedade de autonomia do que os motoristas que usam seus carros elétricos para viagens mais curtas, o que é compreensível. Uma coisa é dirigir 30 - 50 km e depois recarregar em casa e outra coisa é percorrer centenas de quilômetros e precisar de carregadores confiáveis ao longo do caminho.
Diferença de ansiedade de autonomia entre viagens longas e deslocamentos diários (fonte: Recurrent Auto)
Para chegar a esses resultados, a Recurrent Auto entrevistou mais de 250 motoristas e compradores de veículos elétricos. Também perguntou a pessoas interessadas em veículos elétricos quantos anos de uma potencial compra elas estavam. Todos os motoristas classificaram sua ansiedade em uma escala de 0 a 4, sendo 4 a mais preocupante, ou "quase o tempo todo" e 0 sem preocupação.
Outro estudo publicado pela S&P Global Mobility observou que a ansiedade de alcance era a terceira maior preocupação entre as pessoas que estão considerando um novo EV, depois dos preços e preocupações com a rede de carregamento. Dito isto, a resistência para a compra de um veículo elétrico diminuiu nos últimos anos.
Mas qual é a sua opinião sobre a ansiedade de alcance? É uma preocupação tão grande ou é algo que você pode ser eliminado facilmente? Deixe seu comentário abaixo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Brasil já possui mais de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos