Adeus ansiedade da autonomia. Um estudo realizado pela Universidade de Genebra e publicado na revista Nature Energy mostra que aqueles que dirigem um carro elétrico têm cada vez menos medo de ficar parado na rua por falta de energia. 

As razões são diferentes. Em primeiro lugar, há o fato de que o alcance médio de carros movidos a bateria estão constantemente aumentando e que o número de estações de carregamento públicas está crescendo proporcionalmente à quantidade de veículos elétricos em circulação. Mas tem mais.

As aparências enganam

Uma pesquisa realizada pela universidade suíça sobre 2.000 motoristas dirigindo carros com emissão zero nos EUA e Alemanha revelou que muitos motoristas inicialmente tinham uma tendência a subestimar o alcance real de seus carros elétricos.

Cerca de 30% dos entrevistados disseram acreditar erroneamente que a autonomia de seus carros não seria suficiente para cobrir seus deslocamentos diários, descobrindo, em vez disso, que eles tinham excelentes "margens de segurança" uma vez que começaram a usar o carro de forma concreta. 

Um problema relativo

Os pesquisadores, sempre baseados nas respostas coletadas pelos entrevistados, também mostraram que 90% das viagens de carro ocorrem dentro de 200 km e que essas distâncias são amplamente garantidas pela grande maioria dos carros elétricos no mercado. O problema de encontrar uma estação de carregamento pública durante uma longa jornada, portanto, afeta apenas os 10% restantes dos deslocamentos.

Mesmo que tenham que percorrer um longo caminho, no entanto, os motoristas declararam que têm cada vez menos medo de não conseguir chegar ao seu destino. Na maioria dos casos, na verdade, basta planejar uma parada intermediária planejando a viagem com antecedência para não ter uma má surpresa. É claro que a rede pública ainda precisa crescer, mas as coisas estão melhorando.

Em resumo, Mario Herberz, primeiro autor da pesquisa diz: "Para superar a ansiedade da autonomia basta informar as pessoas. Explicando como as coisas realmente são, muitos motoristas entendem que o carro elétrico agora é adequado para atender às suas necessidades. A experiência também ajuda, porque uma vez que você dirige um carro elétrico você descobre que certos problemas que você pensou serem insuperáveis são fáceis de resolver." Para os usuários hard há dois casos: ou você espera a chegada ao mercado do Mercedes Vision EQXX ou pensa na NIO e no seu sistema de troca de baterias.