A BMW vai testar uma nova bateria com 1.000 km de alcance para seu SUV elétrico BMW iX. O acumulador é fornecido pela startup americana Our Next Energy (ONE) e o protótipo em execução estará pronto até o final do ano.

A bateria em questão, chamada Gemini, é feita de dois tipos diferentes de células, com um dos dois adotando química avançada de alta densidade energética. Graças a esta solução, o BMW iX deve ser capaz de viajar cerca de 1.000 km com uma única carga.

Batteria Gemini di ONE

Terras menos raras

A vantagem da bateria Gemini, além do fato de poder armazenar uma maior quantidade de energia, é dada pelo fato de ser produzida com percentuais muito baixos de cobalto, níquel, grafite e lítio. Isso, pelo menos, é o que Mujeeb Ijaz, CEO e fundador da ONE, declara.

No momento, a startup norte-americana está avaliando o desempenho de diferentes tipos de eletrodos, levando em conta também as diferenças de custo e a sustentabilidade dos processos produtivos.

Galeria: BMW iX1 2022

A Our Next Energy também está trabalhando para fazer a bateria Gemini em três versões diferentes que diferem em preço e capacidade. O modelo mais barato terá o mesmo preço de uma bateria tradicional de NCM ou NCA ou talvez seja ainda mais vantajoso.

Além da BMW

A colaboração com a BMW começou em março, quando o fundo de investimento da empresa com sede em Munique liderou uma rodada de financiamento de US$ 65 milhões para a ONE. A mudança foi decidida depois que a ONE anunciou em dezembro do ano passado que um protótipo da bateria Gemini adaptada para ser montada em um Tesla Model S havia permitido que o carro de Elon Musk percorresse 1.200 km sem a necessidade de parar para recarregar.

A ONE, no momento, também estaria em contato com outros fabricantes de automóveis para iniciar testes semelhantes ao que terá o BMW iX como protagonista. Até o momento, no entanto, os nomes dos referidos fabricantes não foram divulgados.