Há meses se fala sobre como a Stellantis poderia reorganizar a produção em suas três fábricas na Espanha, aproveitando a atual transição energética. Agora, parece que o acordo entre a gigante automotiva e as autoridades espanholas está mais próximo.
Na Espanha, a Stellantis tem três fábricas - Madri, Zaragoza e Vigo - e é nessa última que ela deve começar a construir carros elétricos compactos. Aqueles baseados na nova plataforma STLA Small, para ser mais exato.
De acordo com os relatos do diário El Mundo, de fato, Carlos Tavares, CEO do grupo, e o conselho de trabalhadores da fábrica galega encontraram um ponto de equilíbrio para garantir a atividade e os empregos na fábrica: se ela aumentar sua eficiência e receber apoio estatal adequado, será atualizada para produzir carros elétricos compactos a partir de 2027 ou 2028, no máximo.
Isso não é pouca coisa, tanto por causa das metas a serem atingidas quanto porque a operação de conversão da produção exigiria um investimento de cerca de 1 bilhão de euros. Com relação a esse último, o Ministério da Indústria da Espanha publicará a resolução provisória sobre o auxílio ao setor automotivo do país até o final do ano.
Se todas as peças desse complexo quebra-cabeça se encaixarem, a produção de carros elétricos baseados na plataforma STLA Small também deverá começar na fábrica de Zaragoza.
Embora o Stellantis seja um grupo que reúne marcas italianas, francesas e americanas, no momento, ele é o principal fabricante de automóveis da Espanha. Em 2022, 852.000 carros saíram de suas fábricas ibéricas (38,2% da produção total do país) e, desses, 112.000 eram 100% elétricos.
Cerca de 16 modelos das marcas Citroën, Opel, Peugeot e Fiat estão sendo produzidos em fábricas espanholas, e o Peugeot e-208 e o novo Lancia Ypsilon também serão produzidos na Espanha em um futuro próximo.
A Stellantis, no país, também está envolvida no setor de baterias. Em Figueruelas, também perto de Zaragoza, ela gostaria de construir uma gigafábrica de 3 bilhões de euros. Só que o grupo gostaria de receber pelo menos 200 milhões entre subsídios e empréstimos; o Estado até agora parou em 55,9 milhões, pouco mais de 25%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
SUV elétrico "acessivel" da Lucid Motor chegará ao mercado em 2026