O Chevrolet Bolt está tendo seu melhor ano de vendas de todos os tempos - bem a tempo de ser aposentado. Mas a GM está respondendo à imensa popularidade da linha de veículos elétricos compactos lançando um Bolt altamente atualizado com hardware mais avançado em 2025. E quando isso acontecer, apenas o Bolt EUV maior estará disponível.
Funcionários da GM confirmaram ao nosso time InsideEVs EUA esta semana que a próxima geração do Bolt será apenas EUV, citando a enorme popularidade do modelo SUV em relação ao Bolt EV menor. "Estamos felizes em ver o entusiasmo em torno do próximo Chevrolet Bolt. Compartilharemos detalhes à medida que nos aproximarmos da data de lançamento", acrescentou um porta-voz da GM. "Estamos entusiasmados, pois o novo Bolt se baseará na fórmula que fez dele o sucesso que é hoje."
Esse sucesso está claramente apontando na direção do modelo crossover. Embora a GM não divulgue os números de vendas entre o Bolt EV e o Bolt EUV, acredita-se que o último esteja superando o primeiro em cerca de dois para um nos Estados Unidos.
Entre janeiro e setembro, a Chevrolet vendeu 49.494 exemplares de ambos os modelos combinados, um aumento impressionante de 125% em relação ao mesmo período de 2022. Por uma margem extremamente ampla, a linha Bolt têm sido os veículos elétricos mais populares da GM, especialmente porque a empresa tem lutado para aumentar a produção de EVs de próxima geração na plataforma Ultium, como o Cadillac Lyriq, Hummer EV e Silverado EV.
Mas, este ano, muitos compradores foram atraídos pelo Bolt EV e pelo Bolt EUV graças ao seu baixo preço, que foi reduzido ainda mais pelos créditos fiscais para veículos elétricos da nova Lei de Redução da Inflação. Entre os créditos fiscais federais e estaduais, bem como os descontos das concessionárias, muitos modelos do Bolt foram adquiridos na faixa de US$ 20.000, cerca de R$ 100.000 - nada mal para um VE com uma respeitável autonomia de cerca de 400 km, dependendo do padrão.
Ao mesmo tempo, o Bolt está ficando velho. O menor deles estreou em 2016 e foi acompanhado pelo crossover compacto EUV em 2022. Ele só tem capacidade de carregamento rápido de 55 kW CC, o que o torna muito menos rápido para aumentar o alcance do que os rivais mais modernos. Além disso, a configuração antiga de bateria do Bolt foi considerada não rentável por muito tempo, o que levou ao seu cancelamento no início deste ano.
Mas a GM rapidamente reverteu essa decisão, citando a popularidade do carro, e disse que o próximo Bolt usaria as baterias Ultium e a arquitetura que sustenta outros novos veículos elétricos - permitindo, assim, que ele seja ampliado de forma lucrativa.
Executivos da GM, incluindo a CEO Mary Barra, afirmaram que o próximo Bolt não será um redesenho total, mas sim uma versão atualizada do carro atual com baterias LFP de baixo custo, carregamento mais rápido, recursos de segurança ativa mais avançados e outras atualizações significativas. Mas o plano é manter o Bolt da próxima geração no mesmo nível de preço, o que é uma boa notícia, já que os altos custos dos veículos elétricos são continuamente vistos como uma grande barreira para uma adoção mais ampla.
De qualquer forma, dado o sucesso do Bolt EUV entre os americanos loucos por crossovers, não é de se admirar que a GM opte por esse estilo de carroceria como o único sucessor do carro baseado no Ultium. Se a montadora conseguir manter o preço baixo, é quase certo que terá outro grande sucesso em suas mãos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero